Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A cantora paraense Dona Onete, considerada a rainha do carimbó chamegado, celebrou seus 86 anos nesta quarta-feira, 18/6, com o lançamento do clipe “Bagaceira”. O vídeo já está disponível no canal oficial da artista no YouTube.
O clipe celebra a cultura popular paraense com imagens vibrantes gravadas em locais simbólicos como o Ver-o-Peso, o Rio Tentém e o Barracão de São Lázaro. A produção audiovisual tem direção de Naré e Guilherme Takshy, do coletivo Altar Sonoro, e marca um ano do álbum “Bagaceira”, lançado em 2024.
Celebração das raízes
Com figurinos coloridos, dança e muita musicalidade, o clipe exalta a diversidade e a alegria das festas tradicionais do Pará. Participam da produção os grupos Cordão da Última Hora, Bicharada do Joaba e estudantes da ETDUFPA (Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará), reforçando o espírito comunitário e intergeracional da obra.
“Eu queria um vídeo que mostrasse a alegria e a diversidade das nossas festas. A participação da comunidade, dos idosos e principalmente das crianças. Festa no interior do Pará é isso: tem de tudo, tem esse zumzumzum todo. Espero que vocês gostem, assistam e vivam esse mundo com a gente”, declarou Dona Onete nas redes sociais.
Trajetória de força e cultura
Nascida na Ilha do Marajó, Dona Onete já foi professora e gestora cultural por mais de 25 anos antes de se dedicar definitivamente à música. Foi apenas após os 70 anos que sua carreira musical ganhou projeção nacional, conquistando fãs com sua mistura de paixão, sensualidade e ritmos amazônicos.
Reconhecida por manter vivas as tradições musicais do Pará, a artista foi homenageada por fãs e personalidades nas redes sociais.
“Parabéns para a nossa rainha, o nosso farol. Felicidades!”, escreveu a atriz Dira Paes.
Com seu novo clipe, Dona Onete reafirma o compromisso com a valorização da cultura popular e presenteia o público com uma produção carregada de identidade, ancestralidade e emoção — à altura de seu legado artístico.






