Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O apresentador Luciano Huck e a cantora paraense Fafá de Belém estão no centro de uma polêmica após a participação da artista no programa Domingão com Huck, exibido neste domingo, 27/7. Na ocasião, Fafá interpretou a toada “Vermelho”, do Boi Garantido, composta pelo parintinense Chico da Silva e lançada em 1996.
“Fafá de Belém gravou uma música que acho que virou um hino da cultura paraense”, disse Huck em referência à toada. “E foi, virou hino do Benfica, o maior time português”, completou Fafá de Belém antes de cantar a toada que ficou nacionalmente e internacionalmente conhecida pela sua voz.
Leia mais: Lançamento do Festival de Cirandas 2025 acontece nesta terça-feira, 29, no Teatro Amazonas
As declarações geraram críticas nas redes sociais. “Mas a Fafá também foi esperta. Ela poderia ter corrigido ele”, criticou uma internauta. “Produção do Luciano Huck sempre faz dessas”, apontou outra. “Esse povo não sabe o que é Amazonas e Pará, Norte e Nordeste… aff”, reclamou uma terceira.
A repercussão fez com que o Boi Garantido e o compositor Chico da Silva se pronunciassem em uma postagem compartilhada nas redes sociais, afirmando que a canção foi criada para embalar o espetáculo encarnado dentro da arena, exaltando a cor que simboliza a paixão, as lutas e a tradição do bumbá.
“É uma toada do Boi Garantido, composição do Mestre Popular Chico da Silva, artista parintinense e amazonense, que traduz com maestria a alma do nosso povo”, diz o texto publicado nas redes oficiais do Garantido. “É com orgulho que afirmamos: essa toada é nossa, é do AMAZONAS!”, completa a postagem.












