Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANACAPURU (AM) – O Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (Simeam) recebeu uma denúncia informando que o Hospital Geral de Manacapuru Lázaro Reis, a 68 quilômetros de Manaus, estaria operando sem a capacidade de realizar um exame básico de hemograma.
A denúncia divulgada na tarde desta sexta-feira, 23/5, nas redes sociais do sindicato, aponta que os profissionais do hospital estão trabalhando com recursos limitados, em que reforça a importância do exame médico para o acompanhamento de diversos quadros clínicos.
Leia também: Comunicado sobre tarifa de esgoto causa confusão no conjunto Manoa; cobrança só será feita onde há rede disponível
“A falta do hemograma dificulta enormemente o trabalho médico no diagnóstico de infecções. Os profissionais precisam recorrer a outras ferramentas, como a anamnese detalhada, o exame físico completo, a análise de sinais e sintomas específicos, e, quando disponíveis, testes rápidos.”
Sindicato dos Médicos do Amazonas
O hospital Lázaro Reis atende cerca de 100 mil pessoas, incluindo moradores de municípios e comunidades vizinhas. Ainda na nota, o Sindicato dos Médicos informa que acionará o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e o Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM) para apurar os fatos.
“O Sindicato irá oficiar os órgãos fiscalizadores competentes como o Ministério Público do Amazonas e o Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM) para que atuem de forma incisiva na averiguação da denúncia“, reitera.
Denúncias
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS teve acesso a relatos de quem trabalha na unidade hospitalar. Uma fonte ligada ao setor de enfermagem, que preferiu não se identificar, relatou a insatisfação com a atual situação, que se arrasta há pelo menos um mês.
“Quero deixar minha indignação porque a prefeita atende meio mundo de pessoas que não querem esperar na fila, querem passar na frente para tomar uma medicação, e não são pacientes graves – só porque conhecem a prefeita – enquanto ela deveria estar resolvendo isso, resolvendo o que é necessário: hemograma do hospital, contratar mais funcionários“, revelou.
A mesma fonte também informou que a ausência do exame dificulta o trabalho dos profissionais de saúde. “Estamos há quase um mês sem hemograma. Nos pacientes mais graves, os médicos solicitam gasometria [exame de sangue] para ter uma noção de como tratar os pacientes“, acrescentou.
Sem respostas
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Prefeitura de Manacapuru para solicitar esclarecimentos sobre a denúncia envolvendo a suposta paralisação dos exames de hemograma no Hospital Lázaro Reis. Até o momento, não houve retorno. O espaço permanece aberto.












