Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um homem de 21 anos foi preso suspeito de praticar estupro de vulnerável contra uma criança de 1 ano no município de Itapiranga, no interior do Amazonas. O crime foi descoberto pela mãe da vítima. O suspeito foi localizado e preso nesta terça-feira, 17/2, na zona Leste de Manaus.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com apoio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga, o caso veio à tona após a mãe da criança encontrar um vídeo no celular do suspeito, que registrava o abuso.
Segundo o delegado Paulo Mavignier, trata-se de mais um caso de violência sexual ocorrido no ambiente familiar. Ele alertou para a necessidade de atenção redobrada por parte dos responsáveis.
“Muitos abusos, principalmente no interior, acabavam sendo silenciados. Hoje estamos mudando essa realidade com o trabalho da Polícia Civil no combate ao abuso sexual de crianças no Amazonas”, afirmou.
Leia também: Perna humana é encontrada em balsa no Centro de Manaus
Provas
O delegado Aldiney de Brito, responsável pela condução do caso, informou que a equipe teve acesso a imagens consideradas chocantes. “A mãe da criança se deparou com o vídeo no aparelho celular. O autor foi reconhecido imediatamente como responsável por aquele abuso grave”, relatou.
Desde o último domingo, as equipes realizaram diligências para identificar e localizar o suspeito. Foram colhidos depoimentos e a criança passou por exame pericial para verificar a ocorrência de outros possíveis abusos.
“Felizmente, não havia sinais de outras formas de violência, mas o abuso constatado foi suficiente para representarmos pela prisão preventiva”, destacou o delegado.
A investigação contou com o apoio da rede de proteção de Itapiranga, que atuou de forma integrada no acolhimento da família. A Justiça e o Ministério Público entenderam a gravidade do caso e expediram o mandado de prisão preventiva. As apurações indicaram que o suspeito havia se deslocado para Manaus, onde foi localizado e preso.
“Nos deslocamos até a capital e efetuamos a prisão. Ele foi apresentado na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca)”, informou.
Investigação
De acordo com a Polícia Civil, o Poder Judiciário manteve a prisão preventiva, e o suspeito permanece à disposição da Justiça.
Na residência onde o crime ocorreu também viviam outras crianças. Até o momento, não há informações de que elas tenham sido vítimas de abuso. Ainda assim, por precaução, a polícia solicitou a escuta especializada por parte dos órgãos competentes.
O delegado informou ainda que foram encontradas outras imagens no celular do suspeito que indicam possível armazenamento de pornografia infantil, possivelmente obtida pela internet. O material será analisado no decorrer das investigações.
Duas crianças, de 4 e 2 anos, que também residiam no local, passarão por atendimento psicossocial como medida preventiva.






