Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um homem identificado como Mauro Costa, de 22 anos, foi preso suspeito de cometer zoofilia no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte de Manaus. Segundo as autoridades, ele teria abusado sexualmente de uma cadela, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
A prisão ocorreu após uma ação integrada da Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM), iniciada a partir de denúncias feitas por moradores. De acordo com a secretaria, o suspeito confessou o crime e afirmou que cometeu o ato por curiosidade.
A secretária da Sepet, Joana Darc, classificou o caso como grave e afirmou que o homem costumava recolher animais da rua para cometer abusos e maus-tratos. A operação contou com apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCaes), e o suspeito foi levado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Durante a abordagem, Mauro alegou ser usuário de drogas e disse que estava sob efeito de entorpecentes no dia do crime. O caso segue sob investigação.
No Amazonas, a zoofilia é crime previsto na Lei nº 7.644/2025, que prevê multa de R$ 5 mil, podendo dobrar em caso de reincidência, além da perda da guarda de animais.












