Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Halloween, conhecido popularmente como o Dia das Bruxas, é uma celebração que transcende fronteiras e ganha cada vez mais espaço no Brasil. De origem norte-americana, a festa aterrorizantes caiu no gosto dos brasileiros desde os anos 1990, sob influência dos filmes de terror hollywoodianos.
Oficialmente o Halloween é celebrado em 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, mas não é comemorado somente neste dia; as pessoas aproveitam todo o mês de novembro para inserir a temática nos restaurantes, festas de aniversários e atividades diversas recebem a inspiração do “sobrenatural”.
Nessa época do ano, os centros comerciais aproveitam para alavancar suas vendas e apostam em um estoque de fantasias e produtos de decoração que transportem os visitantes para o universo do “terror” cinematográfico e à celebração do Dia dos Mortos.
Leia também: Piscicultura: pesquisas do AM são destaque em eventos científicos na Europa
A influência do Halloween não fica restrita às casas e festas privadas. Diversos lugares no Brasil aderem à temática do Halloween, desde os restaurantes até mesmo a festas de aniversários. Durante este período, as pessoas se transformam em personagens – nem sempre assustadores – abraçando a diversidade e as variadas formas de expressão.
O mês estimula a retirada das máscaras e fantasias dos armários, proporcionando aos brasileiros a oportunidade de explorar o mundo do sobrenatural de forma divertida e criativa.
Fantasias
No mês de outubro, a atmosfera muda, e as pessoas se entregam à celebração do Halloween de maneira única. Não é apenas sobre as bruxas ou as brincadeiras horripilantes; é sobre criatividade e a diversão ofertada pelo tema. Pessoas escolhem revelar suas fantasiar e se vestem como personagens característicos de terror mais icônicos. Outras preferem prestar homenagem aos seus heróis e personagens favoritos.
Para a estudante de medicina veterinária Giovanna Chasse, se fantasiar é um hobby. Ela aproveita ocasiões como essa para se divertir com os amigos. A sua última fantasia foi inspirada no personagem The Puppet (O Marionete em português) de Five Nights at Freddy’s 2.
“Desde criança eu sempre quis fazer parte desse mundo regado pela imaginação. A vestimenta tem muita oferta. E, fui pegando peça por peça, montando, pintando e reformando para os looks. Também já comprei roupas para ir em eventos de Halloween, como quando lançou o filme do Aranha Verso, eu fui de Homem-Aranha com meus amigos. Recentemente fiz o cosplay do puppet, que é de um jogo de terror bem conhecido”, revelou Giovanna.

Concursos
A diversão não para meramente na decoração criativa dos espaços. Muitos lugares apostam em concursos de melhores fantasias, com participantes competindo por prêmios e promoções tentadoras. É a chance em que muitas pessoas entregam criatividade e diversão.
“Basicamente eu passei o ano inteiro planejando o que usar nesse cosplay, para sair assim do jeito que eu queria, e deu muito certo. Normalmente, eu pego referências pelas redes sociais, vejo publicações de maquiagem para saber mais ou menos o caminho, e assim, saber como fazer porque eu não sou profissional, é um hobby mesmo“, disse Giovana.
No caso de Chasse, a fantasia, apesar de ser inspirada em um personagem, também precisa ter características dela, uma assinatura. Tudo pensado em detalhes que remetem à sua personalidade em conjunto com a do personagem. Para ela, “é isso que torna mais especial e divertido”.
“Eu sempre pesquiso bastante as coisas pra conseguir fazer do meu jeito, que fique parecido e para não dar nada errado. Que tenha um toque meu no personagem. Uma coisa que dê pra ver que sou eu e não unicamente o personagem que está ali representado. Eu mesma fiz a caixinha dela, onde toca a musiquinha dentro da caixa”,
Maquiagens
No mundo do Halloween a maquiagem desempenha um papel fundamental e essencial. É o que aprimora o toque da indumentária, um upgrade nas fantasias mais simples, ou das roupas em caracterizações incrivelmente reais.
Segundo a maquiadora Sarah Letícia, seja para uma transformação simples ou uma mais elaborada, a maquiagem se tornou um dos processos mais procurados no amantes de Halloween.
“As pessoas, esse ano, parecem estar mais interessadas no nicho da maquiagem artística puxada para o lado do Halloween, e tem sido muito bom acompanhar esse processo”, relata animada a maquiadora especializada em maquiagem artística.
A maquiagem se tornou a chave para dar vida às fantasias e criações assustadoras. Os profissionais que dominam essa arte também se adaptam a demanda pelas redes sociais, pois é nesse período que muitas pessoas se destacam com tutoriais na internet para criar visuais únicos, como explica a maquiadora.
“A demanda de maquiagem artística nesse Halloween parece estar bem mais agitada em relação ao ano passado. Tanto na demanda de maquiagem profissional, quanto o lado virtual, como os reels de maquiagens e vídeos em outras plataformas”, disse Sarah.

Para Sarah, além do aumento na demanda, o processo de caracterização da maquiagem artística proporciona diversão e criatividade. “É muito bom a sensação de se jogar na criatividade, de criar, de ousar nas cores…”
Sarah Letícia, maquiadora
Assim, datas como a do Halloween não apenas encanta as pessoas com suas fantasias e decorações, mas também gera renda e oferece oportunidades econômicas para muitos. Dessa forma, maquiadores e outros profissionais criativos se destacam ao oferecer seus serviços para aqueles que desejam criar visuais memoráveis na pegada mais assustadora.












