Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Criminosos têm utilizado uma nova técnica para clonar a voz de quem atende ligações, usando inteligência artificial para aplicar golpes. O alerta foi feito pelo delegado Rafael Faria, de Minas Gerais.
Segundo o delegado, o golpe consiste em ligar para a vítima e permanecer em silêncio do outro lado da linha. O que parece uma ligação inofensiva, na verdade, é usada para captar a voz da pessoa quando ela fala.
Esses pequenos trechos de áudio são então inseridos em programas de inteligência artificial, que permitem reproduzir a voz para aplicar golpes financeiros posteriormente.
“Com esses áudios, golpistas podem mandar mensagens para parentes pedindo dinheiro, usando a voz da pessoa que atendeu a ligação. Se perceber que a ligação está muda, desligue imediatamente. Não tente chamar a atenção do outro lado”, alerta o delegado Rafael Faria.
Leia também: Delegados formados denunciam atraso em nomeações no AM: ‘Desrespeito com os concursados’
Orientações das autoridades
A Polícia Civil e especialistas em segurança orientam os cidadãos a adotarem medidas preventivas:
- Desligar imediatamente se a ligação estiver muda;
- Nunca enviar dinheiro sem confirmar via vídeo ou ligação direta;
- Desconfiar de áudios ou mensagens estranhas, mesmo que pareçam ser de familiares;
- Evitar atender números desconhecidos.
O delegado Eduardo Mesquita, de São Paulo, reforça que, caso a ligação seja suspeita, é recomendável não falar nada, desligar e bloquear o número imediatamente.
“Se você for vítima desse tipo de golpe, é fundamental registrar o caso na Polícia Civil da sua região”, orienta Mesquita.
O uso da inteligência artificial para clonar vozes é uma evolução tecnológica que exige atenção redobrada, pois permite que criminosos enganem familiares e contatos próximos com mensagens aparentemente legítimas.






