Redação Rios
MANAUS (AM) – A Globo fechou acordo para transmitir o Festival de Parintins em 2026. A maior emissora do país fará a transmissão em TV aberta, TV por assinatura e streaming. A informação do acordo é da Folha de São Paulo.
De acordo com o jornal, a nova parceria foi firmada na sexta-feira, 27/6, e teria o aval dos bois Caprichoso e Garantido. O Festival de Parintins é considerado a principal festa popular do Norte do Brasil.
A transmissão atualmente é realizada pela TV A Crítica que tem os direitos de exclusividade do Festival até este ano.
Leia também: Garantido abre o 58º Festival de Parintins exaltando o povo da floresta
Segundo o jornal, o acordo foi intermediado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União), durante encontro com representantes da TV Globo em Manaus, na última semana.
A nota assinada pelo jornalista Gabriel Vaquer aponta que o governador avalia como positivo o acordo, pois a exposição seria boa para o estado.
Em 2024, a TV Globo anunciou no Jornal Nacional que faria a transmissão do Festival de Parintins, mas desistiu após o contrato da TV A Crítica impedir a cessão.
Leia também: 58º Festival de Parintins: Caprichoso encerra a primeira noite com Amyipaguana: Retomada pelas Lutas
Com as atenções voltadas para o Festival deste ano, que iniciou na sexta-feira, a TV A Crítica, o Governo do Amazonas e os bois Caprichoso e Garantido ainda não se manifestaram sobre o possível acordo.
Efeito Isabelle
De acordo com a Folha, a TV Globo buscou a transmissão do Festival após a participação da cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, no BBB 24, quando a emissora chegou a pontuar 40 pontos de audiência em Manaus. A capital amazonense foi a cidade que mais assistiu o reality show naquele ano.






