Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A participação da cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil 24 tem impulsionado a divulgação do Festival Folclórico de Parintins. A representação folclórica tem conquistado não apenas os telespectadores do programa, mas também repercutido nos bastidores, levantando rumores de que a Rede Globo estaria reconsiderando a exclusividade na transmissão do evento.
A presença da cunhã-poranga tem proporcionado uma exposição maior do boi Garantido e do próprio Festival Folclórico de Parintins em âmbito nacional. Ao compartilhar a cultura regional, Isabelle tem feito com que o festival alcance novos públicos, despertando o interesse de grandes redes de televisão.
Leia também: ‘Eu amo virar bicho’, diz Isabelle no BBB sobre ‘truques’ no Festival de Parintins
Recentemente, a Globonews reservou um espaço dedicado aos bois Garantido e Caprichoso. No dia 21 de janeiro, ambos os bois bumbás tiveram a oportunidade de se apresentar ao vivo na programação da emissora. Durante a entrevista, transmitida nacionalmente, os representantes dos bois explicaram as origens, tradições e características que fazem parte dessa manifestação cultural.
A exposição na Globonews não apenas destacou a importância do evento, mas também abriu caminho para especulações sobre a possível retomada de negociações entre a emissora e os bois Garantido e Caprichoso.
Globo chegou a firmar pré-contrato
Em 2013, a Rede Globo chegou a firmar um pré-contrato para a transmissão do Festival, mas apenas o boi Caprichoso manifestou interesse na negociação. O Garantido, na época, havia fechado contrato com a TV A Crítica, impedindo a Globo de concretizar seu desejo de transmitir o festival. A emissora, que buscava transmitir integralmente o evento, recuou diante da impossibilidade de cobrir ambos os bois bumbás.
Além das tentativas de transmissão, foi ofertado espaços em programas variados da grade da emissora para impulsionar a visibilidade do evento. O desejo de transmitir o Festival Folclórico surgiu em 2000, quando a Rede Amazônica, afiliada da Globo, teve seus direitos de transmissão interrompidos em 1999.
Aproximação com Wilson Lima
A possibilidade de um acordo entre a Rede Globo e os bumbás vem sendo impulsionada pela aproximação do governador Wilson Lima com a Rede Amazônica, conforme informações do site BNC. A relação mais próxima da emissora local com o líder estadual sugere uma nova oportunidade de concretização dessa parceria televisiva.
O governador Wilson Lima tem sido uma presença constante nos canais da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, concedendo entrevistas e participando remotamente dos principais telejornais. Essa proximidade tem criado um ambiente propício para o diálogo entre o governo estadual e a emissora, especialmente considerando o interesse renovado da Globo na transmissão exclusiva do Festival de Parintins.
Com isso, o apoio declarado do Governador Wilson Lima pode impulsionar esse processo, proporcionando uma base política e institucional para a realização do acordo.
Com um possível acordo de transmissão com a Globo, o governador poderia almejar benefícios para o estado do Amazonas. A expectativa inclui um aumento no turismo para a cidade de Parintins durante o período do festival, além de impulsionar o ecoturismo e a economia criativa da região. O impacto econômico resultante poderia gerar oportunidades de emprego e renda, beneficiando a comunidade da região.






