Redação Rios
SÃO PAULO (SP) – O Carnaval costuma deixar memórias marcantes, mas também resíduos difíceis de eliminar. Após os dias de folia, não é raro encontrar glitter espalhado pela casa, respingos de bebidas, maquiagem impregnada em roupas e marcas de protetor solar em estofados. Diante da pressa para remover essas manchas, muitos recorrem a soluções caseiras que, além de ineficazes, podem causar danos aos tecidos, provocar desbotamento de superfícies e até representar riscos à saúde.
De acordo com Jennifer Pereira Martins, especialista em limpeza da Ecoville, maior rede especializada em produtos de limpeza do Brasil, em Gaspar (SC), cada tipo de sujeira exige uma abordagem específica e o uso de produtos adequados.
“Manchas não são todas iguais. Elas têm composições químicas diferentes e precisam de soluções desenvolvidas para agir de forma eficaz, sem agredir o material”, explica.
Receitas improvisadas com vinagre, bicarbonato ou álcool podem até parecer inofensivas, mas podem causar danos irreversíveis, principalmente em tecidos delicados, estofados, pisos e superfícies pintadas. Então, confira a seguir como lidar com as principais manchas do Carnaval, sem deixar a segurança de lado.
Glitter – É um dos resíduos mais persistentes da folia. Composto por partículas muito pequenas e, muitas vezes, plásticas, ele se espalha facilmente e adere a tecidos, estofados e diferentes tipos de acabamento.
“O ideal é remover o excesso a seco, sem esfregar, e depois utilizar um limpa multiuso concentrado ou detergente neutro, diluído conforme a orientação do fabricante, que ajude a desprender os resíduos sem espalhá-los ainda mais”, orienta Jennifer.
Bebidas alcoólicas e refrigerantes – Manchas de vinho, cerveja, drinks e refrigerantes contêm corantes e açúcares que penetram rapidamente nas fibras dos materiais têxteis.
“O tempo também é um fator decisivo: quanto mais rápido a limpeza for feita, maiores as chances de remoção completa. Produtos desenvolvidos para esse tipo de sujeira ajudam a neutralizar os resíduos sem causar manchas secundárias no tecido”, diz a especialista.
Maquiagem e protetor solar – Base, batom, sombra e protetor solar costumam ter alta concentração de óleos e pigmentos. Esfregar com produtos inadequados pode espalhar a mancha ou fixá-la ainda mais.
“A recomendação é utilizar detergentes neutros, limpadores multiuso com ação desengordurante suave, sempre respeitando o tipo de material, como tecidos delicados, estofados ou superfícies laváveis”, lembra Jennifer.
“Produtos de limpeza profissionais são formulados com tecnologia justamente para entregar eficiência, segurança e previsibilidade no resultado. Isso evita danos e reduz o retrabalho”, finaliza a especialista da Ecoville.
*Com informações da Assessoria












