Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A gestão do prefeito David Almeida (Avante) lidera o ranking nacional de gastos com publicidade institucional por habitante, segundo dados divulgados na segunda-feira, 22/9, pelo levantamento “Confere a Conta”, encomendado pelo blog do jornalista Manoel Medeiros.
Entre janeiro e julho de 2025, a Prefeitura de Manaus destinou R$ 47,46 por morador à publicidade institucional — valor que chama atenção ao ser comparado, por exemplo, à cidade de São Paulo, onde o gasto foi de R$ 9,82 por habitante no mesmo período. Isso representa menos de um quarto do valor aplicado em Manaus.
Outras administrações que aparecem no topo do ranking são o Governo do Distrito Federal, com R$ 37,71 por habitante, sob gestão de Ibaneis Rocha (MDB), e a Prefeitura do Recife, com R$ 35,06, sob o comando de João Campos (PSB).
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Por outro lado, o Governo de Minas Gerais gastou apenas R$ 2,74 por pessoa, e o Governo de São Paulo, sob gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), figura na última posição do ranking, com R$ 1,24 por habitante.
Enquanto Manaus, DF e Recife investem acima de R$ 35 por cidadão, a maioria dos entes federativos analisados destina menos de R$ 11,50 com publicidade institucional.
Quase R$ 100 milhões em publicidade
De acordo com o Censo do IBGE 2022, Manaus possui atualmente 2.063.689 habitantes. Com base nesse número e na média per capita informada, estima-se que a prefeitura tenha destinado aproximadamente R$ 97,9 milhões para publicidade institucional no primeiro semestre de 2025.
O valor chama a atenção especialmente diante das deficiências em áreas como saúde, educação e infraestrutura urbana — setores frequentemente alvo de críticas por parte da população e de especialistas.
Análise política
Para o analista político da Rede Rios, Júlio Gadelha, a gestão de David Almeida tem dado prioridade à construção de imagem. “Tudo dentro de uma gestão é questão de prioridade. A do prefeito, claramente, é a propaganda”, afirma.
Segundo Gadelha, o orçamento da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) ultrapassa R$ 200 milhões, cifra superior à de secretarias estratégicas como Cultura e Meio Ambiente.
“Quando uma secretaria de mídia tem mais recursos do que pastas essenciais, o recado é claro: a gestão está mais preocupada em vender uma imagem de eficiência do que em ser, de fato, eficiente”, completou o analista.
Denúncia e suspeita de irregularidades
O tema dos gastos com comunicação voltou à tona após o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) recomendar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), também nesta segunda-feira, a realização de uma inspeção extraordinária nos contratos da Prefeitura de Manaus com quatro empresas fornecedoras.
A recomendação veio após denúncia feita pelo vereador Coronel Rosses (PL), que apontou possível uso de recursos indiretos para custear uma viagem de luxo do prefeito David Almeida ao Caribe, em fevereiro de 2025. Segundo o parlamentar, os custos teriam sido pagos por empresas contratadas pela prefeitura: MURB, Grafisa, Royal Tech e Rio Piorini.
A denúncia cita despesas com hotel de alto padrão e o uso de jatinho particular, o que motivou o pedido de suspensão de pagamentos às empresas mencionadas até a apuração completa do caso.
Posicionamento
A reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para obter esclarecimentos, mas até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.












