Iris Fontenele – Rios de Noticias
FLORIANÓPOLIS (SC) – Um vídeo do gato Eusébio utilizando uma “bombinha” para asma viralizou nas redes sociais nos últimos dias. O felino, que pertence ao jornalista e apresentador Raphael Faraco, de Santa Catarina, chama a atenção pelo comportamento tranquilo durante o procedimento médico.
As imagens, que já acumulam milhares de visualizações, mostram Eusébio deitado calmamente enquanto recebe o medicamento inalatório, popularmente conhecido como bombinha, utilizado no controle da asma felina.
Leia tmabém: Cinegrafista amazonense embarca para guerra na Ucrânia
Eusébio foi adotado em 2021, quando tinha cerca de cinco meses de idade. Cerca de um ano após a adoção, o gato começou a apresentar crises respiratórias graves e foi diagnosticado com asma felina — uma doença inflamatória crônica das vias aéreas.
“Ele começou a ter crises muito feias, algumas pareciam que ele não ia voltar mais”, relembra o tutor.
Segundo o diagnóstico veterinário, a asma felina pode ser desencadeada por alérgenos como ácaros, pólen, poeira, produtos de limpeza e até mesmo a areia utilizada na caixa de higiene dos gatos.
No caso de Eusébio, o controle da doença é feito com o uso da bombinha duas vezes ao dia — um ritual que já se tornou parte da rotina da casa. Apesar do diagnóstico, Eusébio leva uma vida saudável e ativa, dividindo o lar com outros dois gatos.












