Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Boi Garantido, conhecido como “Boi do Povo, Boi do Povão”, abriu o 58º Festival Folclórico de Parintins na noite desta sexta-feira, 27/6, levando à arena do Bumbódromo o subtema “Somos o povo da floresta”. Com quatro grandiosas alegorias, 300 batuqueiros e cerca de 1.500 brincantes, o bumbá vermelho e branco deu início ao espetáculo que celebra a cultura amazônica.
A produção da apresentação ficou a cargo da comissão de arte, com direção de arena assinada por Marialvo Brandão e Telo Pinto. A primeira noite foi marcada por um show que exaltou a pluralidade cultural e étnica da Amazônia, unificando tradições e manifestações em um só enredo.
Com precisão nos itens, o Garantido emocionou o público com a toada “Lamento da Raça”, interpretada por David Assayag, concorrente ao item 2 (levantador de toadas). A sinhazinha Valentina Coimbra, concorrendo ao item 7, encantou a arena ao interagir com o boi e levar leveza e magia ao espetáculo.

O amo do boi, João Paulo Farias, de 36 anos, que está no cargo desde 2020, representou com energia e firmeza a identidade perreché na arena.
Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do boi vermelho e branco, fez uma performance se transmutando em uma onça-pintada. Já Lívia Christina fez sua estreia como Rainha do Folclore do Boi Garantido na arena do Bumbódromo. Em sua apresentação, representou elementos da cultura popular brasileira por meio de movimentos coreografados e da figura da cabocla amazônida, proposta pelo item.
O guardião da floresta ganha forma
Um dos momentos simbólicos da noite foi a encenação da lenda de Tapiraiauara, presente no álbum 2025 do boi. A composição de Fram Canto narra a história de uma criatura mística, considerada o guardião da floresta, que surge sempre que a natureza é ameaçada. A alegoria impressionou o público pela beleza visual e profundidade simbólica.
Pelo segundo ano consecutivo na Ilha Tupinambarana, a advogada Nívia Abrahão se disse impactada com a força do espetáculo.
“Chegou dando um espetáculo, lindo. Levantando a galera. Estou muito emocionada e acreditando que vamos ganhar. Estar em Parintins é um momento único e indescritível. Emoção total”, afirmou ao portal Rios de Notícias.

Ordem das apresentações
O Boi Garantido foi o primeiro a se apresentar nesta sexta-feira, 27. Nos próximos dias, sábado, 28 e domingo, 29, encerrará as noites de festival.






