Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A fronteira do Brasil com a Venezuela está fechada na manhã deste sábado, 3/2, após os Estados Unidos lançarem um ataque em grande escala contra o território venezuelano.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, confirmou que o governo venezuelano determinou o fechamento da fronteira em Pacaraima, em Roraima.
“A PF observou redução no fluxo migratório e informou que a Venezuela fechou sua fronteira hoje”, disse o diretor-geral.
O Ministério da Justiça aumentou a vigilância na região e está em prontidão diante do risco de uma nova crise no fluxo migratório da Venezuela para o Brasil. Policiais militares e militares do Exército estão posicionados próximos ao marco onde ficam as bandeiras dos dois países, enquanto cones bloqueiam o acesso à fronteira.
Roraima é a principal porta de entrada de migrantes venezuelanos no Brasil, por meio da cidade de Pacaraima.
O fechamento ocorre poucas horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que forças americanas realizaram uma operação militar de grande escala na Venezuela e retiraram Nicolás Maduro do país por via aérea, acompanhado da esposa.
Trump não informou para onde o presidente venezuelano foi levado.

Explosões em Caracas
Os ataques começaram na madrugada deste sábado, quando uma série de explosões atingiu Caracas, capital venezuelana. Segundo a Associated Press, ao menos sete explosões foram ouvidas na cidade em um intervalo de cerca de 30 minutos.
Moradores de diferentes bairros relataram tremores, barulho de aeronaves e correria nas ruas. Parte da capital ficou sem energia elétrica, principalmente nas proximidades da base aérea de La Carlota, no sul da cidade.






