Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus e Parintins se enfrentam na final do segundo turno do Campeonato Amazonense após vencerem Alvorada e Manauara, respectivamente, na quarta-feira, 3/4. O campeão garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2025, na Copa do Brasil e Copa Verde.
A partida decisiva terá a participação das equipes que apresentaram o melhor desempenho e futebol até aqui. Parintins, Manaus e Manauara empataram com 18 pontos na classificação geral da competição, com o Robô da Amazônia levandando vantagem no saldo de gols.
A não classificação do Amazonas FC para a final do returno do Barezão e o desempenho nos últimos jogos mostra como a Onça-Pintada ficou devendo no Barezão deste ano, ainda assim o aurinegro pode ser o campeão amazonense na edição deste ano.
Melhor campanha no returno
Time de melhor campanha no returno do Barezão, a classificação do Manaus para a final ocorreu após vencer por 4 a 0 o Unidos do Alvorada, em partida realizada na Arena da Amazônia. O Gavião do Norte não perdeu no segundo turno e vem de duas goleadas seguidas na fase decisiva da competição, como o 5 a 0 contra o São Raimundo pelas quartas de final.
A melhora no desempenho do Manaus ocorreu após a chegada do técnico Renatinho Potiguar, que ajustou o time e fez do Gavião uma das equipes a serem batidas no Barezão.
“Futebol acontece muitos fatores, as vezes a ideia colocada no primeiro turno não encaixava com os atletas que tinha, talvez as minhas ideias encaixem melhor com o pessoal [jogadores]. Futebol é caótico por isso, as vezes você projeta uma situação e não dá certo. Então casou bem as características dos atletas com o meu estilo de jogo, isso foi o diferencial para a equipe mudar de chave tão rápido”
Renatinho Potiguar, técnico do Manaus FC
Rivalidade e regularidade
Já o RPE Parintins garantiu a vaga na decisão após vencer o Manauara por 2 a 1 em uma partida recheada de polêmica. O embate entre os clubes foi parar fora das quatro linhas após acusações de manipulação de resultados, com o presidente do Robô, Marcus Souza, divulgando nota antes da partida afirmando que a equipe pode deixar o futebol em 2025.
Segundo na classificação geral, o Parintins foi o equipe com o desempenho mais regular durante o Barezão. Seguro na defesa e preciso na hora de definir, os comandados do técnico Maurinho superaram o Amazonas FC, nas quartas de final, e o Manauara na semifinal, times de maiores investimentos.
“Eu nunca vivenciei no futebol o que vivi aqui no Parintins. Estamos há mais de quatro meses longe das nossas famílias, passamos Natal e Réveillon longe. A galera se abraçou, virou uma família mesmo e isso está refletindo dentro de campo. São 13 jogos, uma derrota apenas, 25 gols feitos e apenas seis sofridos, isso daí são números muito bons. E eu tô feliz porque eles compreenderam a mentalidade, vão lutar até o final e a minha felicidade maior é saber que eu construí um grupo firme”, contou Maurinho que é um dos destaques do campeonato amazonense.
Definido os finalistas do turno, os clubes se preparam para a decisão que ocorre neste domingo, 7, às 18h, na Arena da Amazônia.






