Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A partir da próxima segunda-feira, 23/6, passageiros do transporte coletivo de Manaus não poderão mais pagar em dinheiro nos terminais de integração e em 14 linhas de ônibus da cidade. A medida, anunciada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), tem gerado diferentes reações entre os usuários.
Para entender melhor o impacto da mudança, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS foi até o conjunto Manoa, no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital, e ouviu a opinião da população sobre a nova regra.
“Muita gente ainda anda sem cartão. Isso aí vai dar um bode porque poucas pessoas estão sabendo. Foi praticamente de surpresa. Mas se é lei, é lei. Vai dar certo, sim”, disse o comerciante Vitoriano Silva.

Já para o também comerciante Paulo Silvano, a mudança pode trazer benefícios.
“Na minha opinião, vai ficar um pouco melhor. Em questão da violência e do transtorno com troco, isso vai melhorar bastante. Então, pra mim, vai ser uma coisa boa que vai acontecer agora a partir de segunda-feira”, afirmou.

Em contrapartida, o comerciante Jonilson Alencar criticou a medida, afirmando que ela protege mais as empresas do que os passageiros.
“Isso beneficia mais a empresa, porque ela não sofre com os assaltos. Quem vai pagar é o passageiro, que carrega celular, dinheiro, mochila. E quem vai repor esses bens se ele for assaltado? Falta segurança nos ônibus”, apontou.
“Já vi um assalto com submetralhadora dentro de um ônibus. Deveriam colocar pelo menos um guardinha armado de vez em quando”, completou Jonilson.

Entenda a mudança
A decisão de eliminar o pagamento em dinheiro nos terminais e em parte da frota faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Sinetram e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), com o objetivo de digitalizar o sistema de transporte público da cidade.
A partir do dia 23, o acesso aos terminais só será possível por meio eletrônico, com Cartão Passa Fácil, QR Code gerado pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus Recarga” ou cartões bancários com tecnologia por aproximação.
Linhas com pagamento exclusivo digital
Além dos terminais, 14 linhas de ônibus também passarão a aceitar apenas meios eletrônicos de pagamento: 616, 125, 672, 300, 019, 690, 605, 623, 042, 209, 102, 625, 708 e A407. Segundo o Sinetram, essas linhas foram escolhidas com base em estudos operacionais que apontaram baixo uso de dinheiro nesses trajetos.
Onde emitir o Cartão Passa Fácil?
Para atender à demanda, o Sinetram ampliou os pontos de emissão do Cartão Passa Fácil na modalidade Comum, sem necessidade de agendamento. O cartão pode ser solicitado com RG e CPF em terminais de integração, na sede do sindicato e no Shopping Phelippe Daou. A segunda via custa R$ 20.
Também é possível solicitar o cartão por meio do assistente virtual Sindy, disponível no aplicativo Telegram. Cartões pré-pagos, que não exigem cadastro, também estarão disponíveis em pontos estratégicos da cidade.
Autoatendimento
Terminais de autoatendimento serão instalados em toda Manaus, permitindo a recarga do cartão com débito, crédito, Pix ou dinheiro — o único momento em que o papel-moeda ainda será aceito, de forma indireta.
Rede pública estadual
Em depoimento concedido ao radialista Fred Lobão, o governador Wilson Lima garantiu que o Governo do Amazonas vai manter a continuidade do benefício somente aos estudantes da rede pública estadual.
“A meia passagem está garantida aos alunos da rede pública estadual. O Estado vai pagar, vai fazer isso diretamente, até final do ano e ano que vem também”, assegurou o governador.
*Com colaboração de Diana Rodrigues






