Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O prefeito de Barcelos, Radinho Alves (União), concedeu entrevista ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS nesta quinta-feira, 18/9, e destacou que o Festival do Peixe Ornamental tem consolidado o município como referência cultural e turística no Amazonas. A gestão também tem priorizado investimentos em saúde, pesca esportiva e infraestrutura.
“O Festival já chegou a ser o segundo maior do Amazonas e vai voltar a ocupar esse lugar de destaque. Criamos o Turistódromo, onde os visitantes encontram culinária regional, artesanato indígena e a exposição de espécies ornamentais em aquários, que agora serão duplicados. É um espaço que fortalece a nossa cultura e atrai turistas de várias regiões”, destacou.
O evento folclórico tradicional tem como protagonistas duas agremiações, o Acará Disco e o Cardinal e acontece anualmente, sempre no primeiro semestre, no Piabódromo, a arena de apresentações. “Ali a gente tem grandes alegorias, também é um festival grandioso, tendo os nossos artistas locais e de outros municípios”, afirmou Alves.

Leia mais: Professora Maria do Carmo cresce nas intenções de voto para Governo do Amazonas, aponta pesquisa
Investimentos
Radinho também destacou o papel da pesca esportiva como motor econômico do município. Barcelos é reconhecida como a “Capital Internacional da Pesca Esportiva”, um destino de renome na Amazônia brasileira, especialmente para a pesca do tucunaré-açu, graças ao seu vasto território de rios e lagos, que trazem retorno positivo.
“Esse setor já movimenta em torno de 150 milhões de reais por ano em nossa cidade. A nossa meta é dobrar esse valor até o fim do mandato, chegando a 300 milhões, porque temos potencial para isso. Estamos investindo em infraestrutura, fortalecendo os operadores locais e levando nossos representantes para eventos nacionais e internacionais”, disse.
Além de buscar consolidar esse mercado, que gera renda e empregos para a população, o prefeito também citou avanços na saúde, como a ampliação do número de médicos e exames realizados, e na infraestrutura, com a aquisição de ambulâncias, fortalecimento da equipe ribeirinha e melhorias nas estradas vicinais.
“Quando assumimos Barcelos não tinha sequer uma ambulância, e muitas vezes a população precisava ser transportada na traseira de uma picape. Hoje temos ambulância equipada, ampliamos de sete para 17 o número de médicos e aumentamos a oferta de exames. Além disso, avançamos na educação inclusiva, fortalecemos a equipe de saúde ribeirinha e estamos recuperando estradas vicinais”, concluiu o prefeito.












