Júnior Almeida – Rios de Notícias
BARCELOS (AM) – Com destino ao Alto Rio Negro, a Rede RIOS DE COMUNICAÇÃO prepara uma cobertura multiplataforma especial da 30ª edição do Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, que acontece entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, no município localizado a 399 quilômetros de Manaus.
A cobertura multiplataforma será realizada pela Rádio Rios FM 95,7, pelo portal e jornal Rios de Notícias, levando ao público os principais destaques e bastidores da maior festividade folclórica do Médio e Alto Rio Negro, marcada pelo tradicional duelo entre os peixes Cardinal e Acará-Disco.
Segundo a diretora-executiva da Rede Rios de Comunicação, Kellen Lopes, a cobertura tem a missão de mostrar não apenas a grandiosidade do festival na arena, mas também o impacto social, cultural e econômico para um município que movimenta o turismo e a pesca esportiva no estado do Amazonas.
“A Rede Rios de Comunicação tem o compromisso de estar onde a cultura amazônica acontece. O Festival do Peixe Ornamental é uma das maiores expressões da identidade do Médio e Alto Rio Negro, e nossa cobertura busca mostrar não apenas o espetáculo na arena, mas também os bastidores e o impacto social, cultural e econômico que esse evento representa para Barcelos e para todo o Amazonas.”
Kellen Lopes, diretora-executiva da Rede Rios
Considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas, o Festival do Peixe Ornamental reforça a identidade cultural de Barcelos, município reconhecido mundialmente como a “Cidade do Peixe Ornamental” e a “Capital Internacional da Pesca Esportiva”.
Em discurso na abertura do Festival em Manaus, o prefeito de Barcelos, Radinho Alves, destacou o significado cultural e sua origem popular. “É uma oportunidade de mostrarmos para o Amazonas que nós temos um grande festival, que valoriza a cultura do barcelense e nasce da força do ribeirinho, do caboclo e dos piabeiros”, afirmou.
O famoso duelo entre os peixes acontece no Piabódromo, espaço com capacidade para cerca de oito mil pessoas, um dos maiores centros culturais da região, onde os “cardumes” – torcidas das associações – acompanham as apresentações com muita rivalidade.
Cardinal e Acará-Disco
Criado em 1994, o Festival do Peixe Ornamental tem como ponto alto o duelo entre as associações folclóricas, que apresentam espetáculos marcados pela música tradicional, arte indígena, narrativas amazônicas e temas ligados à biodiversidade.
O Cardinal, representado pelas cores azul e vermelho, responde por cerca de 80% das exportações brasileiras de peixes ornamentais. Já o Acará-Disco, que utiliza as cores preto e amarelo, é considerado um dos peixes ornamentais mais valorizados pelo mercado internacional.
Na edição de 2026, o Cardinal apresenta o tema “Mariuá – Legado, subsistência e resistência”, destacando a relação histórica do povo ribeirinho com o território. O Acará-Disco traz para a arena o tema “Pátria à guarda – Soldados da Borracha, heranças de um passado presente”, resgatando memórias e heranças do ciclo da borracha na Amazônia.
Cobertura digital
Durante todo o período do festival, os perfis da Rádio Rios FM 95,7 e do Portal Rios de Notícias contarão com entradas ao vivo, entrevistas exclusivas, informações direto da arena e da programação cultural, aproximando ouvintes, internautas e leitores da emoção da disputa entre os dois grandes símbolos de Barcelos.












