Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A informação divulgada pela Folha de S.Paulo no sábado, 28/6, de que a TV Globo teria fechado um acordo para transmitir o Festival Folclórico de Parintins em 2026, foi negada por Dissica Calderaro, diretor-presidente da TV A Crítica.
Em entrevista concedida ao colunista Sandro Nascimento, do UOL, ainda no mesmo dia, Calderaro afirmou que a transmissão do festival seguirá com a TV A Crítica em 2026. Segundo ele, a emissora renovou recentemente o contrato de exibição, que inclui uma multa rescisória elevada. Ele também destacou o investimento significativo realizado neste ano para a transmissão do evento em qualidade 4K.
Leia também: Agora vai? Globo vai transmitir Festival de Parintins em 2026, diz jornal
“Não, não procede (sobre a Globo). Fizemos a renovação do contrato. Realizamos um investimento volumoso em tecnologia para cumprir nosso compromisso com outros grandes players internacionais do mercado. Esse investimento foi justamente feito para atender às exigências técnicas que esses players impõem”, afirmou Dissica Calderaro.
A TV A Crítica detém os direitos exclusivos de transmissão ao vivo do Festival de Parintins — a maior festa folclórica realizada na floresta amazônica —, com sinal aberto pelo canal 4 em Manaus e transmissão simultânea pelo canal da emissora no YouTube, acessível em todo o país.
A Globo buscou transmitir o evento em 2024, após a participação da Cunhã-Poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, no BBB 24, mas não chegou a um acordo com a TV A Crítica, que mantém os direitos até 2025. As negociações fracassaram e, diante disso, a emissora desistiu da exibição ao vivo naquele ano.
Caprichoso e Garantido voltam ao Bumbódromo neste domingo, 29, para encerrar a terceira e última noite do festival.






