Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Familiares denunciam a demora no atendimento no Hospital Regional José Mendes, localizado no município de Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus. Segundo eles, um paciente sofreu um infarto por volta das 10h dessa quarta-feira, 12/2, e, até a noite, ainda não havia sido transferido para Manaus.
De acordo com parentes, Raimundo Nonato Costa, 53 anos, teve um infarto às 10h, foi encaminhado ao hospital regional e recebeu os primeiros atendimentos. No entanto, a direção da unidade informou que seria necessária a transferência para Manaus devido à falta de um especialista.
Leia mais: Tarifa de água sobe 12% e Prefeitura de Manaus alega ‘aumento obrigatório’
Ao longo do dia, os familiares relataram que foram informados de que não havia equipe disponível para realizar a locomoção. O horário da transferência foi alterado diversas vezes, passando para as 14h, depois para as 16h, e, até as 19h, o paciente ainda não havia recebido atendimento especializado.
Vídeos obtidos pelo riosdenoticias.com.br mostram protestos de familiares em frente à unidade de saúde, cobrando explicações sobre a demora. Eles também ressaltam que essa situação é recorrente no hospital, onde há falta de equipamentos e especialistas para atender a região.
“Está aqui não querem deixar a família ver o paciente, nem mesmo a filha dele. Está desde cedo e ele não foi transferido. Porque não levaram ele”, dizem os familiares.

O Hospital Regional José Mendes presta atendimento não apenas a Itacoatiara, mas também a outros municípios, como Urucurituba, São Sebastião do Uatumã, Silves e Itapiranga.
Resposta
Em resposta ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a Prefeitura de Itacoatiara informou que prestou assistência ao paciente e que o mesmo foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que prestou toda a assistência necessária ao senhor Raimundo Nonato Costa, 53 anos, que deu entrada no Hospital Regional José Mendes no dia 12 de fevereiro, às 11h30, em estado grave.
Nossa equipe médica agiu com rapidez e profissionalismo, iniciando imediatamente os procedimentos de urgência e emergência para estabilizar o quadro clínico do paciente, tendo em vista a grave hemorragia digestiva abundante.
Diante da complexidade do caso, foi solicitada a transferência do senhor Raimundo Nonato para uma unidade hospitalar em Manaus, com maior capacidade de atendimento especializado. A solicitação foi registrada no sistema às 16h e, após autorização, o paciente foi removido de modo terrestre para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Para a remoção, é necessário seguir protocolos como avaliação médica apta, solicitação do sistema à capital, equipe hospitalar, transferência e a verificação de aparelhos especiais, como o ventilador mecânico e o monitor multiparamétrico, que eram essenciais para garantir a estabilidade do paciente durante o transporte.
A Prefeitura de Itacoatiara se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos, dentro dos padrões das normas e rotinas estabelecidas e em conformidade com a legislação vigente”.






