Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores de diversos bairros de Manaus enfrentam problemas de abastecimento de água e energia elétrica neste sábado, 23/11. Na Zona Sul, a população está há dias sem água devido a danos na tubulação de captação no Rio Negro, localizada no bairro Mauazinho. Paralelamente, bairros das zonas Oeste, Centro-Oeste e Norte terão interrupções programadas de energia elétrica para manutenção preventiva.
Falta de água afeta bairros da Zona Sul
A concessionária Águas de Manaus informou que os danos na estrutura de captação de água exigiram a construção de uma nova estrutura, cuja conclusão está prevista para a próxima terça-feira, 26. Enquanto isso, moradores das áreas afetadas contam com o auxílio de carros-pipa e manobras operacionais paliativas para amenizar os impactos.
Áreas com interrupção no fornecimento de água:
- Mauazinho I e II
- Distrito Industrial
- Parque Mauá
- Comunidade Bom Jardim
- Conj. Acácias
- Conj. Nova República
- Conj. Atílio Andreazza
- Conj. Eliza Miranda
- Vila Felicidade
- Vila Buriti
Em nota, a Águas de Manaus afirmou que o problema é complexo devido à profundidade da tubulação danificada. “Optamos por construir uma nova estrutura para a captação de água do Rio Negro, que deve ser concluída até terça-feira (26). Enquanto isso, seguimos com carros-pipa e manobras operacionais para reduzir os impactos”, informou a concessionária.
Interrupção de energia em sete bairros
Além dos problemas com a água, moradores de sete bairros de Manaus enfrentam interrupções no fornecimento de energia elétrica neste sábado, 23. Segundo a Amazonas Energia, a medida visa melhorar a infraestrutura e realizar manutenção preventiva na rede de distribuição.
Confira os bairros e horários das interrupções:
- Ponta Negra (zona Oeste): 9h às 16h (Avenida Coronel Teixeira e adjacências)
- Santo Agostinho (zona Oeste): 8h30 às 17h (Rua Campina Grande e beco Campina Grande)
- Compensa (zona Oeste): 9h às 16h30 (Travessa Belém com Avenida Brasil)
- Alvorada (zona Centro-Oeste): 9h às 16h (Rua Virgílio Ferreira com Rua Umari)
- Dom Pedro I (zona Centro-Oeste): 7h30 às 15h (Avenida Bartolomeu Bueno e adjacências)
- Cidade Nova (zona Norte): 8h20 às 17h (Núcleo 10 – ruas 75, 78, 79, 88 e 86)
- Ramal do Pau Rosa (zona Rural): 7h30 às 17h
A concessionária justificou as interrupções como necessárias para garantir a melhoria dos serviços. “Com o objetivo de oferecer um serviço cada vez melhor, realizaremos investimentos estruturais e serviços de manutenção preventiva na rede de distribuição”, afirmou em suas redes sociais.












