Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A equipe do Portal RIOS DE NOTÍCIAS se dirigiu até a Travessa Seringal, no bairro do Mauazinho, zona Leste de Manaus, após moradores denunciarem um cenário de abandono. No local, é possível observar uma via repleta de crateras que apresentam perigo para a população, principalmente durante os períodos de chuva.
A situação se agrava na ladeira da Travessa Seringal, uma área de trânsito intenso, com crianças indo às escolas e trabalhadores em seus deslocamentos rotineiros. Quando as chuvas caem, a rua em questão se transforma em uma “cascata de lama”, causando acidentes e dificultando a locomoção de inúmeras pessoas – principalmente de idosos.
“Faço um apelo à Seminf [Secretaria Municipal de Infraestrutura] e ao prefeito David Almeida, pela situação crítica. Nessa rua, passam crianças, idosos, para trabalhar. Algumas vezes, eles não têm condições de passar porque se sujam de lama. Não conseguem ir para escola, para o posto de saúde. Então, é uma área essencial para a nossa comunidade.”
Clamou o vigilante Gerson Santos, que mora na região há dez anos.
Leia também: Incêndio destrói loja de eletrônicos no Centro de Manaus

Gerson complementou que, até o momento, os habitantes não receberam retorno de nenhum órgão competente. Segundo ele, mais de dez ofícios solicitando a reparação da rua foram enviados à Prefeitura.
A ausência de respostas agrava a situação, especialmente no inverno amazônico. O morador, que trabalha como vigilante em uma fábrica do Distrito Industrial, enfatiza que vários residentes do bairro já se machucaram gravemente devido às condições precárias da via.
“Cada chuva que cai, esse buraco aumenta mais. Já teve gente que quebrou o braço, a perna. É uma situação crítica e muito triste”, ressaltou.

A comunidade apela por medidas como drenagem, reparo das crateras e asfaltamento da rua, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos.
“A gente precisa de uma atenção aqui, que reconstrua a rua, que faça uma calçada, que bote uma iluminação, porque é para a comunidade em geral, é para o bem-estar de todos”, protestou Gerson Santos.
A REPORTAGEM contactou a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf) que informou, por meio de nota, que as equipes da secretaria estão trabalhando pelas ruas do bairro Mauazinho desde do ano passado, e irão iniciar os serviços na rua Travessa Seringal, a qual irá receber drenagem profunda, superficial, asfalto e o aterro nas crateras.
“A Secretaria de Obras iniciou os serviços pela rua Seringal, em que existia uma cratera no final do trecho, os trabalhadores aterraram e compactaram a cratera, e foi feito a calçada, sarjeta e meio fio. O Beco União também estava tomado por crateras, a equipe aterrou e realizou a drenagem superficial com canaleta e o asfalto. O beco Areal, também recebeu a revitalização das crateras, drenagem profunda, caixa coletora, asfalto e a construção de uma escada em concreto. A prefeitura informa, que para finalizar a programação desta área, irão iniciar os serviços na rua Travessa Seringal, que irá receber drenagem profunda, superficial, asfalto e o aterro nas crateras”, diz nota da Seminf.






