Lauris Rocha e Diana Rodrigues – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores denunciam problemas estruturais na travessa Canaã, no bairro Colônia Terra Nova, na zona Norte de Manaus. De acordo com a população local, a falta de infraestrutura causa, inclusive, problemas financeiros para a comunidade.
Os moradores relatam que há anos a via está abandonada. Marilene Oliveira de Sousa, de 48 anos, moradora há mais de 15 anos do local relatou as dificuldades.


Leia também: Fala Manaus: moradores enfrentam lama, lixo e apagões no Santa Etelvina
“Há mais de sete anos a prefeitura não vem aqui na nossa rua. Aqui não desce mais Uber de tanto buraco. A rua está cheia de lama, lixo e não tem mais nem meio fio. A gente tira dinheiro do bolso para fazer algo porque eles não vêm. Está cheio de mato, já caiu três carros ali em cima e alaga quando a água vem lá de cima alagando as casas”, relatou a dona de casa.
Selma Picanço, de 60 anos, moradora do bairro há 25 anos, também está triste com a situação. “Faz muito tempo que a nossa rua está desassistida, desde quando eles jogaram essa camada aqui que não se diz asfalto, né? Nunca mais fizeram nenhum reparo nela, é difícil para a gente andar aqui”, disse Picanço.


“Aqui a água da chuva cai com toda força e afeta a rua que está esburacada. Se a gente não mandar ajeitar fica por isso mesmo, a gente já pediu para um rapaz vir arrumar e fazer igual do vizinho. A gente gasta do nosso bolso. Vai ter que ficar nessa arrumação sempre? É horrível”, questionou a operadora de caixa, Rosane Pereira Corrêa.
A cabelereira Lane Marinho explicou que os moradores já procuraram a Prefeitura de Manaus para buscar uma solução para os problemas, mas até o momento nada foi feito.
“Eu que tenho carro e já fiz a manutenção esse ano duas vezes, porque são muitos buracos. Não tem calçada, não tem meio fio. Fomos no setor de obra por duas vezes esse ano e eles disseram que iam mandar uma equipe olhar a rua, no entanto, não apareceu ninguém”, desabafou a moradora.

Coleta de lixo
Durante a reportagem do quadro ‘Fala Manaus’, o caminhão coletor que presta serviço para a Prefeitura de Manaus entrou na rua para retirar o descarte nas lixeiras das casas, porém foi observada a dificuldade do motorista em trafegar na via.

Wesley Oliveira, de 35 anos, auxiliar de cozinha reclama da demora na coleta. “O caminhão não desce, às vezes, passa sete dias o meu lixo aqui fedendo porque eles não vêm pegar. Quando eles vêm é só até a metade da rua e quando eles querem pegar infelizmente”, pontuou o morador.
Acidentes
Além disso, os moradores afirmam que o perigo de acidentes é constante na travessa Canaã. Quem mora no local alega que os veículos maiores até entram na rua, mas não conseguem ir até o final dela.
Nessa terça-feira, 11/12, o motorista de um caminhão ao tentar fazer entrega de material de construção para um dos moradores perdeu o controle e desceu a ladeira deixando marca de frenagem no chão. Ninguém ficou ferido.
Os moradores do Colônia Terra Nova solicitam por infraestrutura e pedem uma solução digna para a prefeitura de Manaus.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para buscar respostas sobre as demandas da população do local, mas até o fechamento da matéria não houve resposta.






