Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores da rua Tupiniquim, localizada no bairro Cidade Nova, região do Vale do Sinai, zona Norte de Manaus, enfrentam sérios transtornos por conta de uma cratera aberta no meio da via. Além dos danos materiais sofridos por motoristas, a situação tem comprometido o tráfego local e afetado a rotina da comunidade.
A população denuncia o abandono por parte da Prefeitura de Manaus e cobra ações imediatas de infraestrutura. No local, o lixo se acumula devido à ausência do serviço de coleta, e um esgoto a céu aberto agrava ainda mais o cenário, contribuindo para a formação do buraco que interditou a rua.

“Depois que a gestão do prefeito Almeida fechou um contrato milionário com a concessionária de água para obras de esgotamento sanitário aqui, o que restou foi isso. Eles fizeram um reparo em janeiro, mas em três semanas virou uma cratera. Ajeitaram de novo, e em menos de duas semanas já tinha buraco outra vez”, relatou o motorista por aplicativo Jonas Vieira.
Hoje, apenas motocicletas conseguem passar por um estreito desvio, próximo à calçada. “Tem várias ruas com buracos, mas essa aqui está intransitável e a gente precisa passar por aqui”, comentou o moto Uber Hércules de Souza.

Cansados de esperar por uma resposta do poder público, os próprios moradores tentaram tapar o buraco com entulho, mas a medida paliativa não resolveu o problema.
“É um serviço malfeito. Desde o começo o esgoto está transbordando e ninguém vem resolver. Já passaram asfalto aqui, mas enquanto o esgoto não for consertado de verdade, não vai adiantar”, criticou a revendedora de cosméticos Vanderlene Xavier.


Prioridade de investimentos
A indignação também se volta para a gestão de recursos públicos. Moradores e motoristas questionam o investimento de mais de R$ 30 milhões no festival #SouManaus, sendo R$ 25 milhões oriundos do orçamento público, enquanto regiões como o Vale do Sinai seguem sem obras básicas de infraestrutura.
“Poxa, tanta verba de emenda orçamentária que deputados e vereadores têm à disposição. Será que aqui não tem eleitor deles? Já tive vários prejuízos por causa dessa rua. É preciso que os órgãos competentes tomem uma providência urgente”, cobrou o motorista Luis Falcão.

O Portal Rios de Notícias entrou em contato com a Concessionária Águas de Manaus que respondeu:
“A Águas de Manaus informa que a situação é referente a drenagem, que não é um serviço de responsabilidade da concessionária”.
Também em contato com a Prefeitura de Manaus em busca de esclarecimentos sobre as denúncias feitas pelos moradores da rua Tupiniquim, no Vale do Sinai. O espaço segue aberto.






