Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os moradores do bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte de Manaus, enfrentam uma realidade de abandono, marcada pela falta de saneamento básico e infraestrutura. A situação se agrava durante o período chuvoso, quando ruas ficam alagadas, as casas são invadidas pela água e o aparecimento de animais peçonhentos coloca a população em risco. Além disso, o Complexo Esportivo Arena do Monte, importante espaço comunitário, encontra-se em estado de deterioração.
Na rua Pau-Quina, com a avenida Sumaúma, os moradores vivem um drama recorrente sempre que chove. O auxiliar de instrução Alison Franco, de 25 anos, que mora no local há quatro meses, relata ao portal RIOS DE NOTÍCIAS os desafios enfrentados diariamente.
“Quando alaga, a água quase invade minha casa. É um desespero, pois tenho um bebê de colo e nós ficamos desamparados, especialmente as crianças. Para levá-las à escola, muitas vezes preciso tirá-las do calçado e carregá-las nos braços. Para ir ao trabalho, levo minha bota em uma sacola e saio de sandália, pois as ruas ficam intransitáveis”, lamenta.


Adriano Silva, de 55 anos, reforça a dificuldade de mobilidade no bairro, visto que os buracos ocupam maior parte da via. “O beco por onde passo todos os dias não tem nenhuma estrutura. Os carros se recusam a entrar, e quando chove, tudo fica alagado. Aqui na casa do meu vizinho, até cobra já entrou por causa dos alagamentos”, relata o carreteiro.
Para Jucy Neves, de 31 anos, que mora há dez anos no bairro, o medo que sente por causa dos animais peçonhentos é constante. “Quando alaga, surgem cobras, aranhas e outros bichos. Meus filhos entram em desespero. Já precisei colocá-los sobre a mesa porque a água tomou conta da minha casa. Perdi móveis e vivo com medo”, desabafa.
A aposentada Maria Costa, de 62 anos, que sofre de problemas pulmonares, também denuncia o abandono e afirma que os políticos não fazem nada para mudar o cenário local. “Queremos o que é nosso por direito: água, luz, postos de saúde mais próximos, pontes adequadas. Para pegar condução, tenho que atravessar um campo alagado. Eles só aparecem aqui em época de eleição”, critica.
Arena do Monte: do abandono ao descaso
A Arena do Monte, revitalizada pelo Governo do Amazonas em 2021, encontra-se em estado precário. O autônomo Pedro Lobato, de 40 anos, que desenvolve um projeto esportivo comunitário no local, denuncia a situação.
“O complexo esportivo está em condições deploráveis. Há 11 anos, realizo um projeto social com crianças da periferia, mas fica difícil manter as atividades. Quando chove forte, a água invade tudo e os moradores só podem esperar e torcer para que passe logo”, relata.
De acordo com os moradores, quando o campo alaga, a água invade suas casas e eles perdem a maioria dos seus pertences.


A dificuldade de acesso aos serviços de saúde é outra grande queixa da população, visto que muitas vezes nem ambulância consegue entrar, pois a lama e a água impedem a passagem.
A REPORTAGEM solicitou posicionamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) sobre as denúncias feitas pelos moradores. Até o momento, não houve resposta. O espaço segue aberto.
Os moradores do Monte das Oliveiras seguem clamando por soluções e aguardam providências do poder público.
*Com colaboração de Diana Rodrigues












