Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Ex-jogadores do Flamengo, Marcelo Cirino, atualmente no Amazonas FC, e Hernane Brocador, do Nacional-AM, se enfrentam neste domingo, 8/2, na final do primeiro turno do Campeonato Amazonense, na Arena da Amazônia, em Manaus.
Apesar de ambos terem passado pelo Flamengo, Cirino e Brocador representam momentos distintos do clube. Hernane marcou época em 2013, como artilheiro da Copa do Brasil, enquanto Cirino chegou anos depois, em meio à reestruturação financeira, sem alcançar o mesmo protagonismo.
Trajetória irregular no Flamengo
Marcelo Cirino foi contratado pelo Flamengo durante a gestão do então presidente Eduardo Bandeira de Mello, em um investimento estimado em cerca de R$ 17 milhões. Apesar da expectativa gerada, o atacante teve uma passagem irregular pelo clube carioca.
Entre 2015 e 2017, Cirino disputou 131 partidas oficiais, mas iniciou como titular em menos da metade dos jogos. Ao todo, marcou 23 gols, sem conseguir se firmar como protagonista da equipe rubro-negra. O desempenho ficou aquém do esperado para o primeiro grande investimento da gestão Bandeira de Mello.
Sem atingir o rendimento desejado, o atacante deixou o Flamengo e seguiu para o Internacional, encerrando uma passagem marcada mais pela expectativa criada do que pelo retorno esportivo dentro de campo.

Atualmente, o jogador defende o Amazonas FC, onde pode demonstrar uma virada na carreira. O atacante inicia uma fase artilheira no clube e foi um dos autores do gol que garantiu a vaga da Onça na final do Barezão, na vitória por 2 a 0 sobre o Itacoatiara.
Leia mais: Ingressos para final entre Amazonas FC e Nacional FC já estão à venda
Artilharia pelo Rubro-Negro
Hernane “Brocador” teve passagem marcante pelo Flamengo entre 2012 e 2014, tornando-se ídolo ao marcar 45 gols em 86 jogos. Foi protagonista na conquista da Copa do Brasil de 2013, terminando o ano como artilheiro do Brasil, com 36 gols, sendo crucial na retomada financeira e esportiva do clube, que vivia um período de austeridade.

Após deixar o Flamengo, em 2014, o Brocador teve sua primeira e única experiência no futebol internacional, no Al Nassr, da Arábia Saudita. Em 2015, retornou ao Brasil para atuar pelo Sport, depois de uma passagem de pouco destaque fora do país.
Hernane foi contratado como o principal reforço do Nacional-AM para a temporada 2026, mas sua primeira passagem pelo Naça aconteceu em 2025, quando terminou como artilheiro do Barezão, com quatro gols em oito jogos, e ajudou o Leão a conquistar o segundo turno da competição. Na final geral, porém, o time ficou com o vice-campeonato.
Reencontro no futebol amazonense
Embora não tenham atuado juntos no Flamengo, os dois ex-rubro-negros podem se enfrentar neste domingo, 8, pela final do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2026, na Arena da Amazônia, às 17h.






