Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – As duas primeiras votações desta quinta-feira, 8/5, mantiveram a indefinição sobre quem será o próximo Papa a liderar a Igreja Católica. São previstas mais duas votações depois do início do conclave na quarta-feira, 7.
Uma multidão de fiéis se reúne na Praça São Pedro, no Vaticano, aguardando o anuncio do novo pontífice. Diante do cenário de expectativa mundial, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com o Frei Paulo Xavier, que deixou uma mensagem aos católicos.
“Que estejamos em comunhão. A comunhão significa estar em oração por aquele que vier como sucessor de Pedro e que vai nos dirigir e dar continuidade ao processo de evangelização. A comunhão deve nortear toda a nossa vida de fé dentro da Igreja”, destacou o Frei.
Leia mais: Quem foi o 1º cardeal brasileiro a participar de um conclave e hoje nome de rua em SP
Não há franco favorito para suceder a Jorge Bergoglio, que tornou o colégio cardinalício mais diverso, com mais integrantes da África e da Ásia e menor proporção de europeus. Para ser eleito, são necessários 2/3 dos votos (89). Paulo Xavier recordou o legado de Francisco.
“O Papa Francisco abriu a igreja para a evangelização, entrou no dinamismo da ecologia integral, fortaleceu o vínculo que une as igrejas, então o ecumenismo favoreceu um compromisso para repensarmos o tipo de relacionamento econômico”, ressaltou ele.
O processo do Conclave não tem prazo fixo para conclusão, mas os últimos dez conclaves não superaram cinco dias – Francisco (2013) e Bento XVI (2005) foram escolhidos no 2ª dia.






