Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Jovens escoteiros de Manaus e da Região Metropolitana participaram, neste fim de semana, do 68º Jamboree do Ar (JOTA), o maior evento mundial de radioamadorismo juvenil, promovido pelo movimento escoteiro.
A edição reuniu mais de 100 crianças, adolescentes e jovens, incluindo representantes do município de Iranduba (AM).
Durante os três dias de atividades, os participantes participaram de desafios, jogos, charadas e comunicações em tempo real com escoteiros de diversas partes do mundo, utilizando estações de rádio e a internet.
O objetivo do JOTA é estimular o interesse pelo radioamadorismo e promover a troca cultural, linguística e social entre jovens de diferentes países e regiões.
“Esse encontro serve para que os jovens conheçam outras culturas e línguas. É um dos maiores eventos do escotismo, com conexões feitas através das ondas do rádio. Usamos rádios amadores e a internet para desenvolver atividades que ampliam o conhecimento dos participantes”, explicou Fábio Costa, diretor-presidente do Grupo Escoteiro Dom Bosco, ao Rios de Notícias.

Conexão pela floresta e pelas ondas do rádio
As atividades foram realizadas em cinco pontos diferentes de Manaus, incluindo uma área de mata na comunidade de Açutuba, a cerca de 29 quilômetros da capital.
Participaram da programação os grupos La Salle, Dom Bosco, Cisne Branco, João Oscalino, Ágape, Murilo Braga e o Escritório Regional dos Escoteiros do Brasil no Amazonas.
“O evento é uma oportunidade de apresentar o hobby do radioamadorismo aos jovens e despertar o interesse por novas culturas, línguas e hábitos”, destacou Jair Maia, coordenador estadual do JOTA.
O encontro também contou com o apoio da comunidade local de radioamadores e da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre).
Como se tornar radioamador
Para atuar legalmente como radioamador no Brasil, é necessário:
- Realizar uma prova de conhecimentos técnicos e operacionais;
- Obter o Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER);
- Solicitar a licença de operação, ambos emitidos pela Anatel.
Grupo Escoteiro Dom Bosco
Quem tiver interesse em ingressar no Grupo Escoteiro Dom Bosco pode acompanhar as atividades realizadas aos sábados, a partir das 14h30, no Santuário São José Operário, localizado na Rua Visconde de Porto Alegre, entre os bairros Praça 14 e Centro, em Manaus.
“Podem participar crianças a partir dos 6 anos e jovens até 21 anos. Adultos também são bem-vindos como voluntários, atuando como chefes escoteiros”, finalizou Fábio Costa.











