Redação Rios
MANAUS (AM) – As escolas de samba do Grupo Especial encerraram a temporada de desfiles do Carnaval da Floresta 2025 no Sambódromo, no sábado, 1º de março.
Com enredos que exaltaram a cultura, a ancestralidade negra e as riquezas amazônicas, as oito agremiações levaram emoção ao público que marcou presença nas arquibancadas para prestigiar as escolas consideradas a elite do samba no estado.
Foi o terceiro dia de desfiles das escolas de samba no Sambódromo. Na quinta-feira, 27/2, desfilaram as escolas de samba do Grupo de Acesso B. E na sexta-feira, 28, as escolas do Grupo de Acesso A deram seu show na passarela do samba. A programação faz parte do Carnaval na Floresta 2025, promovido pelo Governo do Amazonas.
Leia também: Isabelle Nogueira desfila como a ‘Cunhã Guardiã’ em carro alegórico da Tucuruvi, em SP
A Sem Compromisso abriu a noite com o enredo “Sumaúma – A Guardiã da Floresta Amazônica”. Na sequência, a Vitória Régia emocionou com “Meu Largo é Amado, Repleto de Histórias… Tem Arte Sacra, Arte Nata, Água Benta, Aguardente, Bares e Beatas. Brotam Neste Chão, em Verde e Rosa, Eu Canto com Emoção”.
A terceira a desfilar foi a Unidos do Alvorada, com um desfile forte e poético, celebrando a força feminina em “Divina Mulher! A Força, A Beleza, A Criação”.

A Vila da Barra levou para o Sambódromo um enredo de resistência e empoderamento com “A Rainha de Angola”. A escola exaltou figuras marcantes da história angolana e sua influência na cultura afro-brasileira.
A atual tricampeã, Mocidade Independente de Aparecida, trouxe o enredo “Lux Sapientiae – Orgulho Caboclo”, em homenagem à Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A Andanças de Ciganos mergulhou no início dos tempos com “Gênesis”, narrando a criação do mundo segundo diferentes crenças e mitologias.
A penúltima a desfilar foi a Reino Unido da Liberdade, que promoveu um verdadeiro culto afro-brasileiro com “Épahey Reino Unido! Mojubá, Gbogbo Orixá”.

Encerrando a noite, A Grande Família trouxe “Gás Natural – A Energia que Faz Pulsar a Amazônia”, abordando a importância da matriz energética e sua relação com o desenvolvimento sustentável da região.
Cada escola teve 70 minutos para brilhar na avenida, encantando o público com performances diferenciadas. Agora, as agremiações aguardam ansiosamente o resultado da apuração, que acontece na segunda-feira, 3/3, para conhecer a grande campeã do Carnaval de Manaus 2025.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, os desfiles das escolas de samba representaram um resgate do Carnaval de Manaus, em 2025.
“O público que vier hoje será maravilhado por todo o trabalho que nossos artistas estão produzindo, e as nossas escolas estão realizando nesses desfiles maravilhosos”, declarou.
Maratona
O ator Robson Ney, conhecido no meio artístico como Ney Virgem, realizou uma verdadeira maratona durante os três dias de desfiles das escolas de samba no Sambódromo. Desfilou em quatro escolas do Grupo de Acesso B, quatro escolas no Grupo de Acesso A e cinco no Grupo Especial.
“Hoje eu saio na Sem Compromisso, na Unidos do Alvorada, logo em seguida na Vila da Barra. Aí eu descanso na Aparecida e na Andanças e venho na Reino Unido e na Grande Família”, disse o ator, ressaltando que seu amor pelo Carnaval já tem mais de 30 anos. “Mas essa loucura de descer em muitas escolas é de uns dez anos para cá. Quando eu descobri a forma, aí eu não parei mais. Não quero parar tão cedo”, declarou Ney.
Pela primeira vez assistindo ao desfile das escolas de samba no Sambódromo, Ana Paula Teixeira dos Santos aprovou a experiência. “Está sendo uma delícia, estou gostando muito”, afirmou. “A música é boa, o movimento das pessoas, o calor das pessoas é muito bom”, justificou.
Também estreante, Stephany da Costa Moacir disse pretender voltar todos os anos. “Estou achando tudo muito bonito, está muito lotado, tem muitas pessoas e hoje eu vim aqui apreciar. Eu estou achando maravilhoso, as escolas de samba estão arrasando. Esse ano eu acho que vai ser difícil a competição, escolher qual vai ser a melhor, está tudo muito lindo”, avaliou.
Veja o vídeo
*Com informações da assessoria






