Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A modalidade do Powerlifting foca na força máxima em três levantamentos básicos – agachamento, supino e levantamento terra. No Brasil, o esporte tem conquistado cada vez mais adeptos e, em particular, no estado do Amazonas.
Um esporte que não só promove ganhos significativos de força e funcionalidade no corpo, mas também apresenta uma série de benefícios para a saúde e qualidade de vida dos praticantes.
“O Powerlifting é um esporte que promove o ganho de força, funcionalidade e ganhos estéticos. Apesar de parecer lesivo por conta das altas cargas, nós trabalhamos com alto rigor técnico e um alto nível de segurança nos treinos“, explica Jorge Karam, atleta e presidente interino da Federação de Powerlifting do estado do Amazonas.
Leia também: Corpo & Saúde: projeto de dança agita moradores do bairro Terra Nova, em Manaus
Karam ressalta que, ao contrário de esportes como futebol ou lutas, o Powerlifting permite uma possibilidade maior em relação à sobrecarga aplicada. “Nós conseguimos definir uma carga que aquele indivíduo evoluiu para suportar, o que facilita na hora de manejar aquilo que o praticante consegue lidar“, acrescenta.


A prática do Powerlifting pode resultar em benefícios no cotidiano das pessoas. “Quem é mais forte pode ser mais independente, carregando suas próprias compras do supermercado, afastando um sofá e sentindo menos dores no dia a dia por ter uma musculatura, tendões e outros tecidos preparados”, afirma.
Federação de Powerlifting
No Amazonas, a Federação de Powerlifting do Amazonas (Fepam), vem com intuito de promover e modernizar o Powerlifting no estado, buscando impulsionar o crescimento da modalidade.
Sendo filiada nacionalmente à Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos (CBLB) e internacionalmente à International Powerlifting Federation (IPF), órgãos responsáveis por eventos nacionais e internacionais da modalidade, a Fepam busca o reconhecimento do esporte para a região.
“A Fepam não só promove a prática do Powerlifting entre os atletas mais jovens, com categorias a partir de 14 anos, como também abre espaço para a terceira idade, permitindo que pessoas de todas as faixas etárias se beneficiem dos ganhos do esporte“, reforça o presidente interino.
O representante da Federação ainda convoca os interessados, por meio de edital, a participar da Assembleia Geral de Constituição da Fepam, a ser realizada em 28/9, à partir das 10h, no Residencial Atmosphere (Salão de Jogos Adulto), na avenida Mário Ypiranga, 2090, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.






