Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma embarcação semissubmersível — uma estrutura que fica parcialmente submersa na água — foi apreendida na Ilha do Marajó, no Pará. Ela seria usada para transportar cocaína até a Europa.
A apreensão aconteceu no sábado, 31/5, durante uma operação da Polícia Federal (PF), Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira (FAB). O exercício contou com o uso de inteligência artificial, imagens de satélite em alta resolução e aeronaves da FAB.
A embarcação estava ligada a uma outra operação internacional, realizada em março deste ano em Portugal, onde foi apreendido um equipamento parecido, também vindo da Amazônia. Na ocasião, três paraenses foram presos com 65 toneladas de cocaína.
Leia também: Dupla é presa após roubo de carro e sequestro de três pessoas na zona Oeste de Manaus
Segundo a FAB, a localização do barco no Pará só foi possível graças ao compartilhamento de informações de inteligência entre os países. Com esses dados, foi possível identificar que as embarcações estavam sendo construídas na região amazônica e seriam usadas em rotas fluviais clandestinas para o tráfico internacional.

Durante a missão, também foram encontrados galpões à beira do rio com estruturas navais camufladas, além de movimentações logísticas suspeitas ao longo dos afluentes da região.



A PF informou que as investigações continuam para identificar e responsabilizar os envolvidos na construção, financiamento e logística das embarcações.






