Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Robôs humanoides, alimentados pela Inteligência Artificial (IA) afirmaram, durante conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada nesta sexta-feira, 7/7, que um dia poderão governar o mundo de forma mais eficiente do que os seres humanos. O evento intitulado de “Cúpula Mundial sobre IA para o Bem Social” ocorre em Genebra (Suíça) desde o início da semana, onde a ONU promove uma discussão sobre o futuro da Inteligência Artificial (IA).
Entre os assuntos abordados estão equilíbrio dos pontos positivos e negativos, o consenso para regular o mercado e coordenação do avanço da tecnologia de robôs e da IA para os próximos anos.
Na primeira coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, jornalistas faziam perguntas para robôs humanoides. Um dos profissionais questionou se era possível imaginar que os robôs poderiam substituir os humanos, inclusive na governança do mundo.
Leia também: De olho em 2024, Biden defende política econômica em discurso na Carolina do Sul
“Não temos os mesmos preconceitos, ou emoções, que às vezes podem obscurecer a tomada de decisões e podemos processar rapidamente grandes quantidades de dados para tomar as melhores decisões. Mas a colaboração entre humanos e IA pode criar uma sinergia eficaz e permitir alcançar grandes coisas”, respondeu Sophia, um robô desenvolvido pela Hanson Robotics.
A conferência foi organizada pela UIT (União Internacional de Telecomunicações), agência especializada em tecnologia da ONU, e reuniu alguns dos robôs humanoides mais avançados do mundo, juntamente com mais de 3 mil participantes.
A secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan Martin, alertou sobre os possíveis impactos negativos da IA se mal implementada, mencionando a ameaça de milhões de empregos, agitação social, instabilidade geopolítica e disparidades econômicas sem precedentes.
No entanto, o robô humanoide Ameca tranquilizou os presentes na coletiva de imprensa, enfatizando a importância de usar a inteligência artificial com cautela, ao mesmo tempo em que se mantém entusiasmado com seu potencial de melhorar a vida das pessoas em várias áreas.
“Temos que ser cuidadosos, mas também entusiastas. Essas tecnologias podem melhorar nossas vidas de muitas maneiras. Ninguém pode saber com certeza, mas posso prometer que sempre serei honesto e sincero com você”, respondeu.












