Redação Rios
AMAZONAS – O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, foi eleito vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no domingo, 25/5, em Assembleia Geral Eleitoral realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ao lado de Samir Xaud, eleito presidente, Rozenha compõe a nova gestão do futebol brasileiro para o mandato de 2025-2029.
A chapa única recebeu 103 votos e contou com apoio unânime das 27 federações estaduais, além de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Leia também: Amazonas FC vence a primeira na Série B e dorme fora da zona de rebaixamento

Com a eleição, Rozenha se torna o primeiro amazonense a ocupar um dos mais altos cargos da CBF. A representatividade do estado na cúpula nacional reforça o compromisso com um futebol mais inclusivo, descentralizado e conectado à realidade de todas as regiões do país.
“Quero parabenizar o presidente Samir Xaud pela eleição, e por iniciar essa nova etapa com o olhar voltado para todas as regiões do Brasil. Estou profundamente honrado com a confiança recebida e assumo essa responsabilidade com a consciência de que chego à vice-presidência da CBF não como um nome isolado, mas como a voz do futebol do Norte, em especial do Amazonas. Assumo essa missão com gratidão e consciência da responsabilidade que carrego. O futebol é parte da identidade do nosso povo e não pode mais ser tratado como periférico”, afirmou o vice-presidente eleito.
Nova gestão
Natural de Roraima, Samir Xaud foi eleito presidente da CBF com a proposta de promover transparência, modernização e inclusão. Em seu primeiro discurso como mandatário, ele destacou o protagonismo da região Norte e as prioridades da nova gestão.
“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão, e faço questão de usar o plural, será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte. Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol”, disse Xaud.
Além de Ednailson Rozenha, outros sete dirigentes foram eleitos vice-presidentes da entidade: Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
O processo eleitoral também definiu os novos membros do Conselho Fiscal da CBF. Pela primeira vez na história da entidade, a votação foi realizada com urna eletrônica.
*Com informações da assessoria






