Redação Rios
BRASIL – De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 1º/6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou um avanço de 1,9% entre janeiro e março deste ano, em comparação com o trimestre anterior.
A economia brasileira apresentou esse desempenho alto no primeiro trimestre de 2023, superando as expectativas do mercado. Esses resultados superam as estimativas do mercado, que apontavam um crescimento em torno de 1,3%.
O desempenho positivo é atribuído principalmente ao setor agropecuário, que vive um bom momento impulsionado por uma safra recorde de grãos, com a alta de 21,6% no PIB Agropecuário no primeiro trimestre deste ano, sendo a maior desde o quarto trimestre de 1996, quando saltou 23,4%.
Além disso, o consumo sustentado pela queda da inflação e redução no índice de desemprego também contribuíram para esse resultado.
Os gastos de governo, como o aumento de salário mínimo e programas de transferência de renda, também tiveram impacto nessa recuperação econômica.
No primeiro trimestre deste ano, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) que mede os investimentos no PIB, apresentou uma queda de 3,4 em relação ao quarto trimestre de 2022. Essa taxa representa o nível mais baixo desde o segundo trimestre de 2021, quando registrou uma contração de 4,4%.
Por outro lado, o Consumo das Famílias teve um leve crescimento de 0,2% em relação ao último trimestre de 2022. No entanto, essa taxa também é a mais baixa desde o segundo trimestre de 2021, quando teve uma redução de 1,0%.
*Com informação da Agência Estado












