Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A história da onça-pintada resgatada às margens do rio Negro é o tema do novo documentário produzido e lançado pela Rede Rios de Comunicação, por meio do Portal RIOS DE NOTÍCIAS, como parte do projeto DocumentaRios, lançado em meados de 2025.
O segundo documentário acompanha, em detalhes, toda a operação envolvendo a onça-pintada resgatada no rio Negro em Manaus no dia 1º de outubro e devolvida à natureza no último dia 10/11, após 39 dias de recuperação.
“A Rede Rios, mais uma vez, reafirma seu compromisso com a seriedade e a qualidade ao entregar ao público a cobertura integral de um caso que mobilizou interesse social e ambiental. Essa é a nossa marca, como orienta a nossa mantenedora, Maria do Carmo Seffair: mostrar todos os lados da notícia, com ética e responsabilidade”, destacou a diretora-executiva da Rede Rios de Comunicação, Kellen Lopes.
Leia também: Onça-pintada resgatada no Rio Negro é devolvida à natureza após 39 dias de reabilitação
Com quase 14 minutos de duração, a produção registra em detalhes desde o momento do resgate, passando pelos cuidados no Zoológico do Tropical Hotel – empreendimento administrado pela empresária Maria do Carmo Seffair -, até o momento da soltura em área de preservação no município de Novo Airão, a 196 quilômetros da capital.
Lançamento interno
Além de registrar cada etapa dessa ação inédita no Amazonas, o documentário também é marcado pelo trabalho conjunto de biólogos, pesquisadores e equipes de proteção animal, conforme já explorado em matéria do RIOS DE NOTÍCIAS.


Na última segunda, 24, a direção da Rede Rios realizou uma exibição interna do documentário aos colaboradores da empresa e convidados, incluindo parte da equipe responsável pela operação de soltura da onça-pintada, como o biólogo Nonato Amaral, do ZooTropical, e o pesquisador da Ufam, Rogério Fonseca.
Equipe Rios
Com reportagem de Júnior Almeida, imagens de Hudson Neris, Tunico Santos e Rômulo Araújo, além da edição e finalização de Fabíola Moreira, com arte de Abraão Torres, o segundo documentário do projeto DocumentaRios já está disponível no canal oficial do Portal Rios de Notícias no YouTube.
“O DocumentaRios surge para explorarmos histórias que pedem um olhar mais amplo e profundo, como o caso da onça-pintada, que acompanhamos desde o início e que teve um desfecho emocionante. Esse é o nosso papel social”, concluiu o diretor de jornalismo do RIOS DE NOTÍCIAS e idealizador do projeto, Rômulo Araújo.








