Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente no dia 7 de abril. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o propósito de chamar a atenção da população para o tema, estimulando a adoção de hábitos saudáveis.
A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, observando aspectos como qualidade de vida, mentais e físicos. A administradora Karla Vieira Holanda e o colunista Jordan Muniz, em conversa com o Portal RIOS DE NOTÍCIAS, falaram sobre os cuidados com a saúde e a prevenção.
Leia mais: Imunidade baixa: saiba como fortalecer o sistema imunológico através da alimentação
Desde 2003, Karla Holanda descobriu ser asmática, desde então ela faz acompanhamento no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), no Centro de Manaus, e fala dos resultados obtidos.
“Depois que comecei a fazer tratamento a minha vida ficou quase normal, pois tenho que usar uma bombinha de 12/12h . Além dos remédios, estou fazendo academia. Se não tiver em crise asmática, a cada 6 meses vou ao especialista e também recebo os remédios pelo SUS”, conta Holanda


Já Jordan Muniz tem diabetes desde dos 9 anos, e precisou aprender a conviver com a doença. De acordo com o colunista social, os cuidados com a diabetes dele é através da alimentação balanceada.
“O acompanhamento com o endócrino é mais importante para com o diabetes. A insulina eu uso várias, sempre conforme a necessidade. Eu tenho uma rotina com o médico e com o nutricionista, o que garante mais qualidade de vida”, explica Jordan Muniz.
Equilíbrio entre a saúde mental e física
Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde plena, o alerta é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
A secretaria destaca a importância de alcançar o equilíbrio entre a saúde mental e física, já que é inevitável, ao longo dos anos, situações que envolvam tristezas e preocupações da vida diária.
De acordo com os órgãos de saúde, as principais enfermidades que afetam a população brasileira estão no grupo de doenças crônicas, como as cardiovasculares, respiratórias, cânceres e diabetes.

Segundo o cardiologista Edival Oliveira Júnior, do Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM), apesar de as doenças estarem relacionadas ao estilo de vida, fatores genéticos também são responsáveis pelo seu surgimento, além da alimentação inadequada, o sedentarismo, tabagismo e alcoolismo, dentre outros.
“Buscar qualidade de vida com atividade física diária é o ideal. É recomendado o mínimo de 150 minutos de atividade moderada por semana, ter uma alimentação balanceada, evitando enlatados, embutidos, alimentos com alto teor de sódio e gorduras saturadas, preferindo frutas, legumes e verduras, são as principais armas de combate. Quanto mais você se movimenta, mais aumenta sua expectativa de vida”, afirma o cardiologista.
Segundo a nutricionista da SES-AM, Daíse Cunha, ser saudável nos dias atuais não é fácil, uma vez que as pessoas enfrentam desafios, como rotinas estressantes, pouco tempo para fazer os alimentos e também para praticar atividades físicas.
Entretanto, ela ressalta que é preciso tentar ao máximo adotar, no dia a dia, práticas que melhorem a qualidade de vida, a fim de alcançar plenitude física, mental e social.






