Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nessa sexta-feira, 22/3, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou esta data como um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.
Nas escola particulares da zona Norte de Manaus a data não passou em branco e várias atividades foram desenvolvidas com os estudantes.
Leia mais: Águas de Manaus inicia atendimentos na sede do Procon Manaus

Elka Nascimento, diretora do Centro Infantil e Reforço Escola Tia Elka, localizado na Cidade Nova, disse que é muito importante trabalhar o tema com as crianças na educação infantil.
“Elas precisam entender a necessidade e a urgência de cuidar do meio ambiente e do planeta, principalmente, desse nosso bem mais precioso que é a água”, enfatizou a diretora.
Já no Centro Educacional Casimiro de Abreu (Cecab), as crianças realizaram diversas atividades a respeito do consumo consciente do recurso hídrico.
De acordo com a professora do 5° ano fundamental, Stephanie Gomes, o dia 22 de março é para conscientizar todos e orientar os alunos e alunas sobre evitar desperdícios.

Iniciativa visa proteger a nascente do Rio Amazonas
Sabendo da importância da água como um recurso essencial para a vida no planeta, desde a sobrevivência até o desenvolvimento econômico e social, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), junto com o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Sernanp) do Governo do Peru e com apoio da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), se mobilizam para promover a conservação e criar uma área de proteção ambiental no berço do Rio Amazonas, no Nevado Mismi, localizado na região de Arequipa, no Peru.
O encontro teve o objetivo de construir uma aliança mais ampla para apoiar a iniciativa e mobilizar os recursos necessários para dar seguimento ao processo de criação da área de proteção, além de verificar recursos para proteger e apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
“Para o Dia Mundial da Água, temos que ter a consciência de que a nascente do rio Amazonas é uma das áreas mais importantes do mundo, um verdadeiro patrimônio natural da humanidade, que precisa ser protegido urgentemente. A região e as comunidades que nela vivem vêm sendo castigadas pelos efeitos das mudanças climáticas, que podem afetar de modo permanente e destrutivo toda uma população e trazer consequências para as outras regiões banhadas pelo rio Amazonas”, disse Virgílio Viana..
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade.
Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas.






