Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A proximidade do Dia dos Pais tem impulsionado o interesse de compra entre os consumidores manauaras nesta semana que antecede a data comemorativa. De acordo com levantamento da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), 42% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 81 e R$ 150 em presentes neste ano.
A pesquisa, realizada com mais de mil pessoas, revelou que 97% pretendem presentear um familiar, índice considerado alto pela entidade. O levantamento também aponta que 93% dos consumidores ainda preferem as compras presenciais, com destaque para os shoppings, que concentram 53% das intenções de compra.
Entre as formas de pagamento, dinheiro e Pix lideram com 54% das preferências, superando o uso do cartão de crédito. Quanto ao tipo de presente, o vestuário é o item mais escolhido (33%), seguido por calçados (17%), acessórios (17%), perfumes e cosméticos (15%) e refeições especiais (5%).
Compras por impulso e emoção
Para o especialista em economia comportamental Irazer Lira, o fator emocional é determinante para os consumidores que deixam a compra para a última hora.
“Há três razões principais para esse comportamento: fator emocional e urgência, rotina corrida e espera pelo pagamento do salário, promoções e descontos de última hora. O comportamento de compra por impulso e emoção faz com que as pessoas comprem presentes motivados pela emoção do momento, o que leva à decisão próxima da data”, disse ao Portal Rios de Notícias.
Segundo o professor, o uso do dinheiro ou Pix também está ligado à tentativa de controle financeiro e à busca por vantagens oferecidas pelos lojistas.

“Os motivos por trás da preferência das pessoas em pagar esses presentes por dinheiro ou PIX estão no controle financeiro, para evitar endividamentos com cartão de crédito, pelos descontos oferecidos pelos lojistas pelo pagamento à vista em espécie ou PIX, e pela praticidade, rapidez e ausência de taxas”, explicou.
O apelo funcional e emocional do vestuário
A escolha por roupas como presente predominante reflete tanto a praticidade quanto o valor simbólico para os pais.
“Alguns fatores levam as pessoas a preferirem presentear seus familiares com roupas, como a facilidade, utilidade, versatilidade, cuidado, valorização e renovação, pois são úteis e de uso diário, o que a torna um presente com apelo funcional e emocional, além do preço acessível ao consumidor”, destacou o especialista.
Ele ressalta que o ato de presentear com vestuário representa cuidado, atenção e reconhecimento.
“Presentear com roupas transmite uma mensagem de atenção e carinho com a aparência e o bem-estar do familiar, especialmente em uma data afetiva como o Dia dos Pais”, concluiu Irazer.












