Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Defesa Civil do Amazonas emitiu, na manhã deste domingo, 16/11, dois avisos meteorológicos com base em imagens do satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os dados indicam a presença de nuvens associadas a pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada.
Além disso, há também a possibilidade de eventos mais intensos em algumas regiões do estado. De acordo com o levantamento, as áreas com instabilidade já identificada incluem municípios das calhas do Rio Negro — como São Isabel do Rio Negro e Barcelos —, do Médio Solimões, com destaque para Fonte Boa e Jutaí, e do Médio Purus.
A Defesa Civil informou que as formações de nuvens nessas regiões sugerem ocorrência de chuvas irregulares ao longo do dia. O órgão também aponta potencial evolução das instabilidades para outras localidades, como São Gabriel da Cachoeira, no Rio Negro, além de áreas do Alto Purus, Alto Solimões e Alto Juruá.
Leia mais: Encontro raro no AM: onça-pintada e ‘pantera negra’ nadam juntas em lago
Paralelamente, o Inmet publicou um aviso de chuvas intensas, classificando o grau de severidade como perigo, válido das 8h32 deste domingo até 8h de segunda-feira, 17. O alerta prevê precipitações entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes entre 60 e 100 km/h.
Entre os riscos associados, estão possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas. O órgão orienta que moradores desliguem aparelhos eletrônicos durante tempestades e evitem abrigar-se sob árvores em caso de rajadas de vento, seguindo as recomendações das autoridades.
Apesar dos alertas para o interior do estado, a previsão para Manaus neste domingo aponta cenário distinto: a capital deve registrar sol com muitas nuvens pela tarde, céu bastante nublado à noite, mas sem expectativa de chuva, segundo a Climatempo. A temperatura mínima prevista é de 25° e a máxima é de 33°.












