Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Defesa Civil do Amazonas emitiu, na tarde desta terça-feira, 29/7, um aviso meteorológico alertando para a ocorrência de chuvas com intensidade variando de fraca a moderada em diferentes regiões do estado. A informação tem como base as imagens do satélite GOES (canal infravermelho), disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As precipitações já atingem municípios das calhas dos rios Madeira (Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã), Médio Purus (Canutama e Tapauá), Alto Juruá (Ipixuna, Envira e Eirunepé) e Alto Solimões (São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá).
O alerta também indica potencial de evolução das chuvas para localidades das calhas do Alto Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira) e do Alto Solimões (Atalaia do Norte).
Mais cedo, pela manhã, a Defesa Civil já havia emitido um alerta de perigo potencial, com previsão de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, variando de 40 a 60 km/h. Esse aviso abrange municípios das calhas do Alto e Médio Rio Negro, Alto e Médio Solimões, Juruá e Alto Purus.
Medidas de segurança
Apesar de o risco ser considerado baixo, o órgão alerta a população para possíveis ocorrências como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Entre as recomendações da Defesa Civil estão:
- Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
- Evitar se abrigar debaixo de árvores, por risco de queda e raios;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades;












