Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas na Região Metropolitana de Manaus neste domingo, 18/5. A análise do radar meteorológico do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) indica a presença de nuvens convectivas sobre a Região, com chances de pancadas de chuva moderada a forte.
Há também possibilidade de acumulado significativo de precipitação, o que eleva o risco de desastres, como deslizamentos (corrida de massa), inundação de igarapé de alagamentos.
Leia também: Manaus tem possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de risco, alerta Cemaden
As estações pluviométricas no Amazonas registraram na manhã deste domingo um acumulado de chuva acima de 30 mm, somente nas últimas 24 horas nas cidades de: Presidente Figueiredo (Praça das Torres) 35,51 mm; na estrada de Manacapuru (32,36 mm) e em Manaus, no Igarapé do Mindu (30,0 mm) conforme o registro dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Ocorrências
A Prefeitura de Manaus registrou quatro ocorrências durante a chuva deste domingo, 18. “Foram três alagamentos, sendo um na zona Norte, um na zona Leste e um na zona Centro-Sul; além um deslizamento na zona Norte. As equipes foram prontamente mobilizadas para lidar com esses incidentes em diversas áreas da cidade, visando garantir a segurança e o bem-estar da população”, esclareceu a nota do Poder Executivo.
As chamadas foram realizada para o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), por meio do Disque 199 e o número (92) 98802-3547, que é o canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas.
As ocorrências foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que responderam rapidamente às áreas impactadas.
Chuvas no Amazonas
As cidades de Presidente Figueiredo; Careiro; Careiro da Várzea e Iranduba são os municípios adjacentes com a presença de nuvens com potencial para gerar pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada com possibilidade de trovoadas. Abrangendo também Rio Preto da Eva; Borba; Manacapuru e Novo Airão de acordo com a imagem de radar do Censipam.
A Defesa Civil Amazonas orienta a população a se proteger durante as chuvas e os moradores devem seguir as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal.
Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas ou 193, detalhes do clima e tempo podem ser checados no instagram @defesacivilamazonas.
*Com informações da assessoria












