Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Colônia Japonesa passa a ser oficialmente o mais novo bairro de Manaus. Localizada entre os bairros Novo Aleixo e Parque Dez, a área foi reconhecida por meio da Lei Municipal nº 3.592, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
A criação do bairro integra as comemorações pelos 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão, reforçando os laços culturais e históricos entre os dois países e reconhecendo a forte identidade cultural nipônica da região, conforme publicação no DOM da última segunda-feira, 22/12.
De acordo com a lei, a delimitação da Colônia Japonesa tem como ponto inicial o cruzamento da rua Marquês de Quixeramobin com a avenida Visconde de Porto Seguro, abrangendo trechos da avenida das Torres, da rua Natan Xavier, o igarapé do Mindu e seguindo até o limite com o bairro Novo Aleixo.
Na área está localizado o campo de golfe da comunidade japonesa, o único existente em Manaus. O perímetro do novo bairro também inclui áreas de floresta nativa e diversos condomínios residenciais, alguns ainda em fase de construção. O Centro Educacional de Trânsito Honda também integra a região.
Inspirado no bairro da Liberdade
A nova área habitacional teve como inspiração o bairro da Liberdade, em São Paulo. Segundo o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a criação do bairro não implicará aumento da densidade urbana, mas sim uma readequação administrativa de áreas já ocupadas e urbanizadas.
“O Implurb, ao realizar os estudos técnicos e o recorte da antiga Colônia Japonesa, manteve os nomes originais das ruas, todos em japonês. O bairro se conecta com o Parque Dez e, do outro lado, com o Aleixo. Trata-se de um reconhecimento e valorização desse povo”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.






