Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O deputado estadual Sinésio Campos (PT) criticou nessa terça-feira, 23/4, a paralisação das atividades das comissões da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) devido às licenças maternidade ou médica de seus presidentes. O petista argumentou que essas ausências estão prejudicando o funcionamento da Casa.
“Eu entendo que é extremamente importante, sabendo que qualquer licença do trabalhador, independente de ser licença maternidade ou médica, é importante. Agora esta Casa aqui não pode sofrer descontinuidade de projetos que tramitam nas respectivas comissões”, afirmou o deputado.
Sinésio anunciou sua intenção de apresentar um Projeto de Lei para evitar a paralisação das atividades das comissões da Aleam quando algum membro estiver licenciado.
A deputada Alessandra Campelo (Podemos) se opôs a Sinésio, argumentando que a responsabilidade pelas decisões das comissões não recai exclusivamente sobre os deputados ausentes.
“A comissão tem outros membros, e eles deveriam ser chamados à responsabilidade para dar continuidade. […] O senhor está certo em falar que o trabalho não pode para. Mas temos que deixar claro que as deputadas não têm essa responsabilidade, e elas não têm como sair da licença maternidade para resolver esses problemas”, declarou a deputada.
Campelo concluiu destacando a importância de respeitar os direitos das mulheres na Casa Legislativa, seja como deputadas, assessoras ou em qualquer outra função.
“Essa Casa precisa se acostumar ao direito das mulheres, seja uma deputada, assessora ou qualquer outra mulher“, disse Alessandra.
A assessoria de Sinésio Campos informou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que a reclamação do parlamentar se refere a um projeto de sua autoria que estava com a tramitação travada desde o período em que a presidente da comissão se ausentou por licença maternidade.
Nesse contexto, a crítica de Sinésio foi direcionada aos demais membros da comissão, enfatizando a importância de não atrasarem os trabalhos devido ao licenciamento de membros da presidência.
Deputadas de licença
De licença maternidade, as deputadas Joana Darc (União Brasil) e Mayra Dias (Avante) presidem a Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a de Assistência Social e Trabalho, respectivamente.








