Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O jornalista e apresentador Ronaldo Tiradentes afirmou, em publicação nas redes sociais no sábado, 21/2, que novas operações contra pessoas próximas ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), devem avançar.
Segundo Tiradentes, investigações teriam alcançado o gabinete do prefeito e poderiam avançar sobre familiares do gestor. Até o momento, porém, não há confirmação oficial dessas informações.
A especulação surge após a operação que investiga a existência de um suposto núcleo político ligado ao Comando Vermelho no estado.
A etapa da investigação resultou na prisão de uma ex-chefe de gabinete de David Almeida e na decretação da prisão preventiva do empresário Alcir Queiroga Teixeira Júnior, apontado como responsável pela agência que teria emitido passagens ao prefeito e à primeira-dama para o Caribe.
Impacto eleitoral
O cenário é considerado delicado porque David Almeida é apontado como pré-candidato ao Governo do Amazonas. Nos bastidores, a expectativa é de que ele anuncie a pré-candidatura nos próximos dias, mesmo sob pressão política crescente.
As investigações são apontadas por Tiradentes como o principal obstáculo à candidatura. O jornalista já declarou, em outras ocasiões, afinidade política com o senador Omar Aziz (PSD), um dos adversários de David na disputa pelo governo.
O contexto reforça a leitura de que as investigações aceleram em meio às movimentações do cenário eleitoral.
Além da atual operação, o prefeito já é alvo de investigações autorizadas pela Justiça do Amazonas, a pedido do Ministério Público, que apuram possíveis irregularidades envolvendo viagens internacionais, contratos com familiares e suposto favorecimento de empresários.
A irmã do prefeito, ex-secretária municipal de Educação, também é investigada em inquérito civil sobre repasses do Fundeb.
A reportagem procurou a Polícia Civil para confirmar possíveis desdobramentos da operação e esclarecer o estágio das investigações, mas não houve retorno até o momento.






