Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves (MDB), virou peça central de uma nova movimentação no tabuleiro político de Manaus.
Indicado pelo senador Eduardo Braga (MDB) para comandar a pasta da Habitação, em junho de 2023, Jesus agora vive um rompimento com seu padrinho político e se aproxima, de vez, do grupo do prefeito David Almeida (Avante).
Homem de confiança de Braga, Jesus construiu carreira como articulador do MDB no interior e chegou a presidir o diretório municipal do partido em Manaus. Em 2022, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, somou mais de 33 mil votos e ficou na primeira suplência, reforçando seu peso interno na sigla.
Leia também: ‘Nossa pré-candidatura é inabalável e inegociável’, afirma Professora Maria do Carmo
A aproximação com David Almeida, porém, desgastou a relação com o senador. Nos bastidores, a informação é de que Braga teria pedido a saída do secretário para indicar outro nome de sua confiança. O pedido foi negado. David manteve Jesus no cargo, gesto político que selou o rompimento.
A gratidão ficou pública na última terça-feira, 20/1, durante entregas da pasta da Habitação, quando o secretário agradeceu ao prefeito e ao vice, Renato Junior (Avante), pelo espaço no grupo político.
“Quero agradecer a Deus pela oportunidade e ao prefeito David Almeida e ao vice Renato Junior por terem me acolhido junto ao grupo político deles”, declarou.
O episódio amplia o distanciamento entre Eduardo Braga e David Almeida e expõe a habilidade do prefeito em atrair e reter pessoas relevantes e estratégicas ao seu lado.
Um movimento que pode pesar, e muito, caso o rompimento entre os dois líderes se confirme de vez, especialmente com a aproximação das eleições e David cada vez mais cotado para disputar o Governo do Amazonas.












