Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O levantador de toadas oficial do Boi Garantido, David Assayag, conhecido como a “Voz da Amazônia”, participou, nesta segunda-feira, 12/1, do programa Sem Censura, da TV Brasil.
Durante o bate-papo com a apresentadora Cissa Guimarães, o artista destacou sua carreira e trajetória musical, iniciada aos 16 anos como cantor de toadas, além da representatividade e da visibilidade para a região Norte.
“Eu canto desde os 8 anos de idade, sempre cantei desde sempre. Esse nome de ‘Voz da Amazônia’ foi dado pelo jornalista Phelippe Daou, quando eu recebi isso como uma forte representação para a Amazônia. Eu gosto disso, não me sinto à vontade de parar, quero continuar levando a nossa cultura”, disse ele.
Leia mais: Conheça a trajetória de Marciele Albuquerque, representante feminina da região Norte no BBB 26
David explicou que sua trajetória começou no boi-bumbá Caprichoso, mas que conseguiu consolidar a carreira no Boi Garantido, com passagens pelos dois bois, em meio a polêmicas.
“Eu comecei no Caprichoso, sendo apenas um cantor ao lado de Arlindo Júnior. Relutei e fui para o Garantido, onde permaneci 15 anos como item. Com problemas de política no boi, em 2009 voltei para o Caprichoso, quando foi uma polêmica doida”, afirmou ele.
Atualmente, David é o levantador de toadas oficial do Boi Garantido e defende o Item 2 no Festival Folclórico de Parintins.
“Levantador de toada é o fio condutor dentro do festival, e eu pretendo continuar levando isso”, explicou David.
No programa também participaram Gleici Damasceno, campeã do BBB 18, e Beth Cheirosinha, tradicional vendedora de ervas amazônicas.












