Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Luciane Barbosa Farias, conhecida como “dama do tráfico”, foi presa na quarta-feira, 28/5, pela Polícia Civil do Amazonas. Casada com o chefe de uma facção criminosa, ela foi condenada pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A prisão foi efetuada por agentes da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), em sua residência, localizada no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus. Dois mandados de prisão foram cumpridos em nome de Luciane, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) em 29 de janeiro deste ano.
“Ela será apresentada então à Justiça para cumprir a pena de 10 anos, a qual foi sentenciada. Mas segue uma investigação que ainda está em andamento. No momento da prisão, ela estava em um dos endereços dela, não ofereceu resistência alguma e foi conduzida à delegacia, se manteve em silêncio o tempo todo”, afirmou o delegado Thomaz Vasconcelos, titular da DERFD.

O mandado de prisão foi assinado pela magistrada e relatora do caso, Rosália Guimarães Sarmento. O marido de Luciane é Clemilson dos Santos Farias, conhecido como “Tio Patinhas”, chefe da facção Comando Vermelho, que está preso desde 2022.
“O marido dela continua preso também. Mas, no levantamento das investigações, inclusive, ela demonstrou ter outro companheiro”, disse o delegado.
Leia mais: Polícia prende cantor MC Poze do Rodo no Rio de Janeiro
De acordo com o TJAM, Luciane e Clemilson foram condenados pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico. O processo encontra-se transitado em julgado, ou seja, não é mais possível recorrer em instâncias superiores da Justiça para tentar reverter a decisão.

O casal foi condenado a 10 anos de prisão. A “dama do tráfico” deverá passar por audiência de custódia. Além dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, ela também deve responder por associação para o tráfico.
Mais informações serão repassadas durante a coletiva de imprensa marcada para esta quinta-feira, 29/5.






