Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um momento emocionante está comovendo internautas nas redes sociais: Adryan, uma criança de 3 anos, ouviu a voz da mãe pela primeira vez graças a um implante coclear. O vídeo publicado por Regiane Karlla, mãe do menino, já ultrapassa 2 milhões de visualizações.
Nas imagens, é possível ver a criança visivelmente emocionada ao escutar a mãe utilizando um implante coclear. “Tá escutando, amor?”, pergunta Regiane.
Em entrevista nas redes sociais, a mãe relatou a emoção do momento. “Hoje estou muito emocionada por ver meu filho me escutando pela primeira vez. A mamãe te ama demais”, disse.
Leia também: Carlinhos Maia promete dar casa para mãe de Patixa Teló
Implante coclear pelo SUS
Regiane Karlla informou que o acesso ao implante coclear foi possível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Adryan foi diagnosticado com surdez profunda e paralisia cerebral aos 1 ano de idade. Após uma cirurgia de sete horas, ele conseguiu ouvir a voz da mãe com a ajuda do implante coclear bilateral.
O vídeo emocionou internautas, principalmente por mostrar a criança tendo a oportunidade de ouvir a mãe, algo que nem todas as crianças com deficiência auditiva podem ter.
Uma internauta comentou: “Meu filho também tem implante, mas não aceita o aparelho externo. Fico feliz que seu filho tenha aceitado”.
Sobre o procedimento
O implante coclear bilateral consiste na colocação de dois aparelhos cocleares, um em cada ouvido, indicado para pessoas com surdez severa ou profunda em ambos os ouvidos.
O procedimento melhora a compreensão da fala, mesmo em ambientes com muito ruído, facilita a localização sonora e contribui para o desenvolvimento auditivo e da linguagem em crianças. A cirurgia pode ser realizada simultaneamente em ambos os ouvidos, e o processador de som é ativado cerca de um mês após o procedimento.






