Da Redação
MANAUS (AM) – O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, de segunda-feira, 10/4, a quarta-feira 12/4, no município de Boa Vista do Ramos (localizada a 271 quilômetros de Manaus) a capacitação de 25 meliponicultores (criadores de abelha para extração de mel) em boas práticas de manejo e processos regulatórios.
Durante os três dias, os participantes visitaram meliponários para prática de transferências de colônias e receber novas orientações acerca da regularização da atividade.
Também, os integrantes foram alertados sobre o Termo de Declaração de Plantel Pré-existente (autodeclaração) para regularização da atividade junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com prazo até dezembro deste ano.
Participaram do treinamento 12 técnicos de Manaus, Tefé, São Sebastião do Uatumã, São Gabriel da Cachoeira, Itapiranga, Maués e Boa Vista do Ramos), além de profissionais da Coordenadoria Municipal de Meliponicultura de Boa Vista do Ramos.
“Essa capacitação e vivência entre técnicos e meliponicultores, certamente trará o fortalecimento desta cadeia produtiva dentro do Estado do Amazonas”, explicou Arlindo Rodrigues dos Santos Filho, técnico em agropecuária e gerente da unidade local do município.






