Elen Viana – Rios de Noticias
MANAUS (AM) – Uma semana após a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Manaus, que ocorreu no último domingo, 17/11, uma curiosidade chamou atenção, como funciona a aeronave milionária que transporta o chefe do Executivo americano e sua comitiva?
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS buscou entender como funciona os compartimentos e acomodações do Air Force One. De acordo com a Casa Branca, Air Force One (Força Aérea Um- tradução) é a designação oficial para qualquer aeronave da Força Aérea dos EUA que transporte o presidente, atualmente Joe Biden.
Leia também: Visita de Joe Biden a Manaus repercute em jornais pelo mundo
Além disso, a presidência americana conta com o Air Force Two, utilizado pelo vice-presidente, Kamala Harris. Em situações especiais, ele pode transportar a primeira-dama ou um secretário de Estado. Essas nomenclaturas, no entanto, não designam um modelo específico de aeronave, mas a missão desempenhada.
O piloto de linha aérea, Diogo da Luz, explica que a aeronave é um símbolo de orgulho nacional para os norte-americanos, além de destacar a logística por trás da viagem do presidente à América Latina.
“A USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) mantém sigilo sobre muitos custos relacionados a viagens, mas especula-se que a vinda ao hemisfério Sul tenha custado mais de meio bilhão de reais. Via de regra, o povo americano se orgulha disso tudo, como representação da pujança da nação norte-americana. Em todos esses anos de serviço, o Air Force One teve apenas dois incidentes. Um deles, em 2018, quando precisou pousar no aeroporto civil de Los Angeles, despertando intensa curiosidade. Mesmo assim, nunca se cogitou considerá-lo inseguro ou substituí-lo por outro modelo mais novo”, afirma Diogo.
O Air Force One é sempre um Boeing 747?
A aeronave presidencial é frequentemente associada a uma versão altamente modificada do Boeing 747, chamada VC-25. No entanto, o termo Air Force One pode ser usado para qualquer aeronave da Força Aérea que transporte o presidente. Essa nomenclatura foi criada em 1953.
O Air Force One é uma “verdadeira fortaleza voadora”. Cada unidade da versão atual custou aproximadamente US$ 325 milhões (cerca de R$ 1,89 bilhão), na época de sua aquisição e sem incluir modificações e custos de manutenção.

Estrutura do avião
A aeronave possui 70,6 metros de comprimento e um alcance de cerca de 7.800 milhas náuticas (aproximadamente 14.450 quilômetros) sem reabastecimento, garantindo trajetos praticamente ilimitados. Entretanto os especialistas afirmam que a autonomia pode durar até duas semanas. É equipada com quatro motores Pratt & Whitney JT9D, que geram grande potência.
A velocidade máxima do Air Force One é de cerca de 644,5 km/h. A capacidade de passageiros, não informada pela Casa Branca, é estimada entre 70 e 102 pessoas, incluindo o presidente, equipe de apoio, seguranças e autoridades.

Acomodações internas
Suíte privada: A aeronave conta com uma suíte presidencial equipada com cama, sofá, vestiário, banheiro e uma pequena academia.

Escritório e sala médica: O escritório presidencial, ao lado da suíte, também pode ser adaptado como sala de operação. Há ainda uma sala médica totalmente equipada, com um médico de prontidão, farmácia e uma geladeira com bolsas de sangue compatíveis com o presidente.

Cozinha e sala para funcionários: A cozinha é operada por três funcionários, incluindo um chef de cozinha e um barman, com capacidade para preparar refeições para até 100 pessoas. Próximo à cozinha há uma sala de descanso para a equipe.
Salas de conferência: A aeronave dispõe de duas salas de conferência. Uma delas é mais reservada para reuniões com chefes de Estado, enquanto a outra é usada para receber jornalistas e convidados. Ambas contam com Wi-Fi, computadores, telefones e televisores.

Espaço para convidados: A parte destinada aos convidados se assemelha a uma aeronave comum, com assentos convencionais.
Área dos pilotos: Dois pilotos da Força Aérea Americana operam a aeronave. Eles também contam com um espaço reservado, que inclui suíte, banheiro, vestiário e sala de descanso.
Conheça os avançados sistemas de defesa do Air Force One:
- Blindagem e proteção contra ataques: Resistente a mísseis e explosões diretas.
- Defesa eletrônica: Sistemas que impedem rastreamento ou interferências de radares inimigos.
- Radar e evasão: Detecta ameaças e realiza manobras evasivas, caso seja necessário.
- Sistemas antimísseis: Contramedidas desviam mísseis guiados por calor antes que atinjam o alvo.
- Aviões de escolta: Caças da Força Aérea dos EUA podem acompanhar a aeronave para neutralizar ameaças.
- Comunicações protegidas: Equipado com sistemas criptografados para contato com a Casa Branca, o Pentágono e outras agências, em tempo real.












